No último domingo (1º), atos oficiais de posse de governos foram realizados em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul esta solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa, na qual deu posse ao Governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) e ao vice-governador, Gabriel Souza (MDB).
Além destes cargos, houve também a posse do novo secretariado do novo governo. Como alguns dos novos membros eram antes deputados e passam a compor a equipe de governo, suplentes assumiram os cargos, entre eles Álvaro Boessio, este que não assumiu nenhuma vaga ao longo da 55º legislatura, mas assume como Deputado Estadual.
A atual legislatura encerra-se em 31 de janeiro, quando ocorre a sessão solene de posse dos deputados da 56ª Legislatura.
Em entrevista exclusiva ao Grupo RSCOM, Álvaro Boessio falou sobre a expectativa deste período curto que assume como deputado:
“As expectativas não são muitas, a gente tem que ser realista, são só 30 dias, mas mesmo a gente estando fora da assembleia a gente continuou ajudando. Os vereadores fizeram algumas audiências no governo do Estado com os secretários que a gente tinha no partido. Continuamos dando assistência”.
Na próxima quarta-feira ele tem uma reunião já agendada com o vice-governador Gabriel Souza, onde serão vereadores também estarão presentes para discutir questões sobre o município.
Ele também salientou que depois de 1º de fevereiro, a relação com o governo ainda será grande pois o MDB será muito atuante no atual governo.
Sobre as principais demandas que a sociedade repassa, Boessio ressaltou a importância da infraestrutura:
“Infraestrutura. Mesmo com o governo do Estado tendo investido um monte na infraestrutura nos últimos anos, a nossa região precisa muito ainda, de acessos e sinalizações nas rodovias”, enfatizou ele como prioridade.
Sobre seu futuro na política, Álvaro Boessio deixou claro o desejo de disputar a Prefeitura de Farroupilha, se assim for o desejo também de seu partido.
“Vou ser sincero, estou me preparando, conversando com alguns aliados e tenho como objetivo Farroupilha, concorrer para (prefeitura de) Farroupilha. Claro, respeitando meu partido, a decisão é do partido, mas eu tenho objetivo de concorrer para prefeito. Isso eu não escondi, trabalhei muito como deputado. Se tivesse a oportunidade eu pretendo concorrer a prefeito de Farroupilha sim”, terminou o Deputado Estadual Álvaro Boessio.
Confira a lista de deputados que agora fazem parte da equipe do governo de Eduardo Leite:
Gabriel Souza – vice-governador – suplente: Clair Kuhn (MDB)
Beto Fantinel – secretário de Assistência Social – suplente: Álvaro Boessio (MDB)
Ernani Polo – secretário de Desenvolvimento Econômico – suplente: Regina Becker (União)
Luiz Henrique Viana – secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo – suplente: Adilson Troca (PSDB)
Mateus Wesp – secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – suplente: Faisal Karam (Podemos)
Juvir Costella (MDB) – secretário de Transportes e Logística – ainda não será empossado neste domingo.