Gramado e região novamente podem comemorar a atuação da segurança pública em seus eventos. Durante os 81 dias da 32º edição do Natal Luz, nenhuma ocorrência relevante foi registrada. A normalidade das atividades permitiu que turistas aproveitassem com tranquilidade as mais de 500 atrações apresentadas no evento.
A Brigada Militar, por meio do 1° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), celebra os bons resultados, fruto de um planejamento detalhado com ações operacionais bem articuladas na cidade e em toda a região. Desde o final de outubro de 2017, as atenções foram voltadas à segurança e à tranquilidade dos visitantes, mas sem descuidar da comunidade gramadense.
Para isso, o 1º BPAT contou com seu efetivo orgânico, o Pelotão de Operações Especiais (POE) e o reforço do Comando Regional da Serra (CRPO Serra), que encaminhou agentes do 12º BPM de Caxias do Sul, 10º BPM de Vacaria, 36º BPM de Farroupilha e do 3º BPAT de Bento Gonçalves.
Também atuaram em estágio operacional os alunos-soldados em formação na Escola de Montenegro (ESFES-MN). Outro diferencial que auxiliou o policiamento ostensivo foi a Plataforma de Observação Elevada.
Foram mais de dois meses e meio de atividades, garantindo que mais de 2,2 milhões de visitantes desfrutassem com normalidade das atividades do Natal Luz e pontos turísticos de Gramado.