Bento Gonçalves

BM divulga balanço com apreensões históricas de armas na região

Calibre .50 nunca havia sido apreendido no RS (Foto: Bruno Mezzomo/arquivo)
Calibre .50 nunca havia sido apreendido no RS (Foto: Bruno Mezzomo/arquivo)

O 3º Bpat (3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas), Batalhão da Brigada Militar com sede em Bento Gonçalves e responsável pelo policiamento ostensivo de outros 24 municípios da Serra Gaúcha divulgou neste sábado, dia 3 de março, um balanço das apreensões de armas na região no mês de fevereiro. Foram apreendidas armas de grosso calibre, drogas, e prisão de indivíduos de alta periculosidade.

Calibre .50 nunca havia sido apreendido no RS (Foto: Bruno Mezzomo/arquivo)

As ações tiveram início em 6 de fevereiro, quando na parte da manhã uma quadrilha fortemente armada realizou o roubo à um carro-forte na BR-470, Serra do Rio das Antas, em Bento Gonçalves. Através de um cerco policial os criminosos foram interceptados na ERS-444, pela Brigada Militar e PRF, na entrada do município de Monte Belo do Sul, região do Vale dos Vinhedos.

Na ocasião ocorreu intenso confronto armado, três homens foram presos, mais de R$ 800.000,00 (Oitocentos mil reais) roubados do carro-forte foram recuperados, armas de grosso calibre foram apreendidas, incluindo uma metralhadora .50, armamento de guerra, de uso exclusivo das forças armadas.

Em operações realizadas no município de Guaporé, nos dias 23 e 26 de fevereiro, mais armas foram apreendidas pela Brigada Militar. Durante as ações ocorridas nos bairros Promorar, Vila Verde e Canecão, oito pessoas foram presas, dois adolescentes apreendidos, nove armas e mais de 2 Kg de drogas foram apreendidas.

Segundo a Brigada Militar, armas como os fuzis, de calibre 7.62 e 556, e a metralhadora .50 (primeira apreensão de uma arma desse porte no Estado), são armas utilizadas para a guerra, pelas forças armadas, sendo incomum apreensões no cotidiano policial.

Com isso o 3º Bpat fecha o mês de fevereiro com o total de 21 armas apreendidas e retiradas de circulação. No mesmo período de 2017, 3 armas haviam sido apreendidas na área do batalhão.