Duas blitze da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) flagraram 109 condutores utilizando o telefone celular no trânsito de Caxias do Sul. As ações foram realizadas nesta terça e quarta-feira (24 e 25) nas ruas Os Dezoito do Forte, Olavo Bilac, Pinheiro Machado, Sinimbu e Coronel Flores, nos bairros Centro, São Pelegrino, Rio Branco e Nossa Senhora de Lourdes.
As operações foram realizadas com foco na fiscalização ao uso do aparelho no trânsito da cidade, já que a prática imprudente contribui para a ocorrência de acidentes. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do celular como telefone, inclusive utilizando fones de ouvido, é considerada uma infração média, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16. Para quem manuseia ou segura o aparelho, a infração é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
Desde o ano passado, a secretaria colocou nas ruas a campanha “Celular e Trânsito: uma ligação perigosa”, que alertou a comunidade sobre os riscos da prática.