Na madrugada deste domingo (24), os servidores da Fiscalização de Trânsito e da Brigada Militar realizaram mais uma edição da Operação Balada Segura, que tem como objetivo o combate às infrações decorrentes do consumo de álcool. Das 2h às 4h40, os agentes abordaram 147 condutores e emitiram 42 autos de infração de trânsito. A blitz aconteceu em um trecho da Rua Pinheiro Machado, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul.
Durante a blitz, seis condutores foram flagrados dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (eles não eram habilitados). Os servidores ainda autuaram 21 condutores trafegando sob efeito de bebidas alcoólicas ou por terem se recusado à realização do teste do etilômetro. A recusa ao teste é constitucional e prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas implica infração gravíssima com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por até 12 meses.
Dos condutores que se submeteram ao teste do etilômetro, um deles foi autuado em flagrante por crime de trânsito, com índice apontado de 0,81 mg. A infração acontece quando o índice excede o limite de 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
Os servidores também flagraram a imprudência de condutores que, ao avistarem os fiscais, fugiram do local. Ao todo, uma motocicleta e quatro carros fugiram dos servidores, que identificaram todos os veículos pelo emplacamento e aplicaram as infrações previstas no CTB.