Caxias do Sul

Blitz flagra 22 motoristas dirigindo sob influência de álcool em Caxias do Sul

(foto: divulgação/smttm)
(foto: divulgação/smttm)

Em mais uma edição da Força Tarefa/Balada Segura em Caxias do Sul, 22 condutores foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica, nenhum deles foi preso em flagrante por atingir índice superior a 0,33 mg\l de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. A fiscalização aconteceu na madrugada deste sábado (12), entre 2h10min e às 5h, na Rua Ernesto Alves, no Centro.

Ao todo, 79 veículos foram abordados na ação. A fiscalização resultou em nove motoristas não habilitados, ou seja, sem permissão para dirigir, dois com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias e um com o documento cassado.

Ainda durante a operação, uma mulher foi encaminhada à Polícia Civil por desacato. Outros dois homens também foram levados para registro de ocorrência para iniciarem uma briga durante a blitz. Servidores da Guarda Municipal (GM), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), e da Polícia Civil apoiaram a operação.

A blitz contou com efetivos da Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Civil.

639 ocorrências no ano

A SMTTM divulgou nesta semana os dados de embriaguez no trânsito de Caxias do Sul nos primeiro nove meses do ano. Foram 7.916 motoristas abordados durante a operação Balada Segura em Caxias durante os três trimestres do ano. Esse é o maior número de condutores identificados nas ações de combate à embriaguez no trânsito desde 2016, quando foram registrados 2,7 mil motoristas abordados. Ou seja, a chance de um condutor ser parado em uma blitz da SMTTM ficou três vezes maior em 2019.

De janeiro a setembro deste ano, 639 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, o mesmo que 8% do total de condutores abordados. Em 2016, no mesmo período, 472 flagrantes de alcoolemia foram registrados pela SMTTM, representando um índice de embriaguez de 17%.