Caxias do Sul

Blitz de Carnaval alerta sobre prevenção de DSTs em Caxias do Sul

Foto: (Divulgação)
Foto: (Divulgação)

Por causa das estatísticas nacionais que apontam aumento do HIV entre os jovens e pelas festas de carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove nas noites desta sexta (1°) e sábado (02), a Blitz de Carnaval. A equipe do Serviço Municipal de Infectologia (SMI) percorrerá bares e casas noturnas de Caxias do Sul, a partir das 23h, distribuindo preservativos e material informativo sobre HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, em 2018 foram registrados em Caxias do Sul 1.654 casos de Sífilis, 196 novos casos de HIV/Aids, 106 de Hepatite B e 126 de Hepatite C. Grasiela Cemin Gabriel, coordenadora do SMI, explica que as atividades de prevenção são permanentes, mas intensificam-se nesse período. “O Carnaval é uma ocasião oportuna de conscientização social. As estatísticas nacionais apontam aumento do HIV entre os jovens. Nosso objetivo é lembrar os foliões de que a prevenção deve fazer parte da festa. O uso do preservativo é a forma mais simples e eficaz de evitar as IST’s”, afirma.

Além desta intervenção pontual no Carnaval, é possível realizar os testes rápidos para diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) durante todo o ano. Para fazer os exames, não há necessidade de encaminhamento, basta procurar o serviço e apresentar o Cartão SUS e um documento de identidade com foto. O atendimento é inteiramente sigiloso.

Nesses mesmos locais (CTA e UBS’s) também estão disponíveis à população, gratuitamente, métodos para prevenção das ISTs, como preservativos masculinos e femininos. O CTA está localizado na rua Sinimbu, nº 2.231, 1º andar, junto ao Centro Especializado em Saúde (CES). O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 16h, e nas sextas-feiras das 7h às 14h.