A 1ª Semana do Brasil vem aí. De 6 a 15 de setembro, o evento tem o objetivo de movimentar a economia e estimular o turismo interno e o varejo. O Governo brasileiro está organizando a campanha para tentar aquecer as vendas do comércio em setembro, um dos meses em que, tradicionalmente, o consumo em vários segmentos tende a ser menor. Além do que, há a liberação do saque imediato do FGTS de até R$ 500,00 por contrato de trabalho, assim, podendo oportunizar um aquecimento das vendas aos interessados.
A Semana do Brasil é baseada na conhecida mundialmente “Black Friday”, ação promocional criada nos Estados Unidos, onde lojistas se unem para, toda última sexta-feira de novembro, ou seja, após o feriado de Ação de Graças, oferecer descontos em produtos, atraindo consumidores.
Mas, como evitar cair na ilusão de “falsos descontos”? O docente do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul, Miguel Zacarias Neto, explica os cuidados que você deve tomar e quais os passos deve seguir para fazer uma compra segura e com preço promocional de verdade.
“O primeiro passo é planificar o que quer comprar, onde quer comprar antes de executar. Fazer uma boa pesquisa de preço em pontos físicos, na internet, procurando em sites comparativos de preços. Isso reduz bastante a probabilidade de erro, ou eventualmente, um engano na compra”, afirma.
Um dos pontos principais, segundo o docente, é pesquisar os preços praticados antes da Semana do Brasil, para que o cliente tenha precisão na hora de conferir se o produto que quer adquirir está realmente em promoção.
“Não tenha dúvida, Esse é o caminho correto. Nós temos que poupar nossos recursos de uma forma racional. A economia não está muito boa e nossa renda também não está muito bem. Então temos que nos defender, este é o caminho correto”, conclui.