Comportamento

Bióloga tranquiliza moradores sobre serpentes encontradas no bairro Serrano, em Caxias

Bióloga tranquiliza moradores sobre serpentes encontradas no bairro Serrano, em Caxias Bióloga tranquiliza moradores sobre serpentes encontradas no bairro Serrano, em Caxias Bióloga tranquiliza moradores sobre serpentes encontradas no bairro Serrano, em Caxias Bióloga tranquiliza moradores sobre serpentes encontradas no bairro Serrano, em Caxias
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (10), moradores do bairro Serrano se assustaram ao encontrar várias cobras em uma residência localizada na Rua Otávio Bernardes. Cerca de dez animais foram encontrados e mortos no interior da residência.

A apreensão após o encontro das serpentes chamou a atenção da bióloga, Agnes Pozenato, 30 anos, que tranquiliza os moradores da região Norte da cidade, informando que a espécie encontrada foi confundida com uma cobra jararaca, mas na verdade não é venenosa e não oferece risco a população.

“Pelo padrão de cor e de desenhos no corpo das serpentes é possível ver que são da espécie Tomodon dorsatus. Comumente conhecidas como papa-lesma. Elas não possuem peçonha ativa para seres humanos e não costumam ser agressivas”, explica.

Esta é a espécie de cobra conhecida como jararacas (Bothrops jararaca). Foto: Reprodução

Para evitar que outras cobras sejam mortas ou confundidas como animais peçonhentos, a bióloga informa a maneira de diferenciar uma espécia da outra. Uma jararaca possui desenho formado por escamas marrons escuras margeado por escamas claras de cor creme. “Esse padrão de cor em forma de A ou V invertido ao longo de todo o corpo”, informa.

Ainda de acordo com a bióloga, uma outra forma de identificar as jararacas, é que elas possuem um orifício entre o olho e o nariz chamado fosseta loreal. Serpentes não venenosas não possuem exceto a coral verdadeira que é peçonhenta e não possui fosseta.