Cultura

Biógrafo de Renato Gaúcho traz edição atualizada de Anjo ou Demônio à serra

Biógrafo de Renato Gaúcho traz edição atualizada de Anjo ou Demônio à serra

Jornalista, escritor e um apaixonado pelo futebol, Marcos Eduardo Neves foi gandula no estádio da Gávea, campo onde viu ídolos imortais como Zico ajeitando os meiões. Mas, dos 11 para 12 anos quando um tal Renato foi dar as primeiras voltas no campo ao lado do preparador físico, o menino tímido perguntou qual era o sobrenome do ponteiro e obteve a resposta logo: Portaluppi, que foi prontamente anotado no caderninho que o futuro biógrafo já possuía. Ali estava começando uma amizade entre fã e ídolo que perdura até os dias de hoje e que em 2002 resultou na obra “Anjo ou Demônio – A polêmica trajetória de Renato Gaúcho”.

Em férias pela região, Neves pode ser visto até domingo percorrendo os encantos do Vale dos Vinhedos entre Bento, Monte Belo e Garibaldi e se coloca ao dispor para autografar o livro que em suas 348 páginas conta das passagens de Renato desde o Estádio da Montanha aos grandes clubes do Rio. É obra para ser apreciada por quem gosta de futebol e reconhece em Renato um personagem icônico. Mas não se espere ver ali retratada a atribulada vida de mulherengo. Pelo contrário. Neves é amigo da família. Conheceu dona Maria, a já falecida mãe do hoje treinador do Grêmio e se desdobra em em elogios à Maristela Bavaresco, mulher da vida de Renato.

Jogos decisivos, relacionamento com técnicos e colegas de profissão. Momentos bons e ruins – como a passagem pelo Atlético Mineiro ou mesmo na Itália. A não convocação para seleção em 86.Tudo está no relato de Neves, que ainda traz a credencial de ter escrito “Nunca houve um homem como Heleno, em que conta a trajetória de Heleno de Freitas, obra que acabou rendendo um filme muito bem recebido pela crítica.

A obra Anjo ou Demônio (R$49,90) foi atualizada e reimpressa em 2013 por ocasião dos 30 anos da conquista do Mundial sobre o Hamburgo. Quem deseja adquirir um exemplar deve contatar o próprio autor pelo endereço [email protected]

Ouça e veja a conversa com Marcos Eduardo Neves

https://leouve-bw2.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2019/03/08115312/marcos-Eduardo-Neves.mpeg