Uma das mais tradicionais empresas do município, e que leva o nome de Bento Gonçalves por diversos municípios gaúchos, está comemorando 70 anos de atividades.
A Bento Transportes atua no ramo de transporte intermunicipal de transportes atendendo 101 municípios do estado e também faz o transporte urbano de passageiros nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, além de fretamento e turismo
Com uma frota composta por 200 ônibus e 450 funcionários, a empresa transporta mensalmente 750 mil passageiros. A história da empresa remonta ao ano de 1947, quando os irmãos Orestes e Isidoro Toniolo, iniciaram as atividade da transportadora, inicialmente realizando o trajeto entre Linha Eulália (em Bento Gonçalves), e a capital, utilizando-se de um automóvel Ford super luxe, modelo 1947, com capacidade para cinco passageiros.
As partidas de Bento Gonçalves eram num dia e o retorno da capital no dia seguinte. Já no ano seguinte, foi adquirido o primeiro ônibus, um Ford Jardineira, ano 1947, com capacidade para o transporte de 25 passageiros. A empresa, de forma lenta mas sólida, dizia porque tinha surgido.
Em 1958, realizou-se a incorporação da Empresa Vera Prata, detentora da concessão de Nova Prata à Porto Alegre. Dois anos mais tarde, em 1960, foi incorporado o Expresso Farroupilha, detentor da concessão Farroupilha – Alto Feliz Porto Alegre.
Novas linhas a cada ano
Hoje a empresa possui uma sede moderna com uma oficina para a manutenção de seus veículos. O crescimento da empresa se acentuou a partir dos anos 70 com a compra de outras empresas menores e incorporação de suas frotas ou linhas. As mais recentes incrporações são significativas: a Expresso Azul, Empresa Arroio do Meio e Ozelame.
Este ciclo de aquisições foi se acentuando a partir de em 1974, quando foi incorporada a empresa Benazzi, concessionária da linha Nova Prata – Vista Alegre – Guaporé e em 1975 foram adquiridas as concessões das linhas Nova Prata – Nova Bassano – Serafina Corrêa; Nova Prata à Nova Araçá e ao Parai; Em 1977, as linhas de Bento Gonçalves para Guaporé e Serafina Corrêa.
Nos anos 80 vieram linhas entre Nova Prata e Guabijú, São Jorge, Ibiraiaras e Lagoa Vermelha. Além destas a empresa Faria Lemos, foi incorporada e com ela os serviços urbanos e interdistritais de Bento Gonçalves.
A área atendida pela empresa tomou outro rumo a partir de 1992 quando a partir da empresa Auto Viação Guaporé, foram incorporados as primeiras linhas que possibilitaram o atendimento do Vale do Taquari, interligando Guaporé – Dois Lajeados – Vespasiano Corrêa – Muçum – Encantado – Arroio do Meio – Lajeado e Estrela.
Gradualmente mais e novas linhas foram sendo incorporadas. É o caso daquelas adquiridas da Unesul que operam a região de Garibaldi, Carlos Barbosa, São Vendelino, Bom Princípio, Barão, Salvador do Sul, Barão, Tupandi, Harmonia para a região metropolitana de Porto Alegre.
Em 2003, a empresa passou a atender o eixo Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, para o vale do Taquari em direção a Montenegro, São Leopoldo e área metropolitana de Porto Alegre. E, no ano seguinte foi incorporado a esse mercado o município de Serafina Corrêa.
Diferenciais
A Bento Transportes reafirma sua missão de proporcionar um transporte de qualidade, integrando sociedades e gerando baixo impacto ambiental. Além da da passagem por manutenções periódicas da frota, os motoristas recebem treinamentos regulares.
O mais recente diferencial é o Transporte Rodoviário para o Aeroporto Salgado Filho. Uma grade de horários disponíveis para embarque e desembarque no Aeroporto, facilita o transporte confortável e com valores atraentes de passageiros de diversas cidades. Os horários estão disponíveis no site http://www.bentotransportes.com.br/