Bento Gonçalves

Bento Transportes comemora 70 anos consolidada entre as principais do Estado

Bento Transportes comemora 70 anos consolidada entre as principais do Estado

Uma das mais tradicionais empresas do município, e que leva o nome de Bento Gonçalves por diversos municípios gaúchos, está comemorando 70 anos de atividades.

A Bento Transportes atua no ramo de transporte intermunicipal de transportes atendendo 101 municípios do estado e também faz o transporte urbano de passageiros nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, além de fretamento e turismo
Com uma frota composta por 200 ônibus e 450 funcionários, a empresa transporta mensalmente 750 mil passageiros. A história da empresa remonta ao ano de 1947, quando os irmãos Orestes e Isidoro Toniolo, iniciaram as atividade da transportadora, inicialmente realizando o trajeto entre Linha Eulália (em Bento Gonçalves), e a capital, utilizando-se de um automóvel Ford super luxe, modelo 1947, com capacidade para cinco passageiros.

As partidas de Bento Gonçalves eram num dia e o retorno da capital no dia seguinte. Já no ano seguinte, foi adquirido o primeiro ônibus, um Ford Jardineira, ano 1947, com capacidade para o transporte de 25 passageiros. A empresa, de forma lenta mas sólida, dizia porque tinha surgido.

Em 1958, realizou-se a incorporação da Empresa Vera Prata, detentora da concessão de Nova Prata à Porto Alegre. Dois anos mais tarde, em 1960, foi incorporado o Expresso Farroupilha, detentor da concessão Farroupilha – Alto Feliz Porto Alegre.

Novas linhas a cada ano

Hoje a empresa possui uma sede moderna com uma oficina para a manutenção de seus veículos. O crescimento da empresa se acentuou a partir dos anos 70 com a compra de outras empresas menores e incorporação de suas frotas ou linhas. As mais recentes incrporações são significativas: a Expresso Azul, Empresa Arroio do Meio e Ozelame.

Este ciclo de aquisições foi se acentuando a  partir de em 1974, quando foi incorporada a empresa Benazzi, concessionária da linha Nova Prata – Vista Alegre – Guaporé e em 1975 foram adquiridas as concessões das linhas Nova Prata – Nova Bassano – Serafina Corrêa; Nova Prata à Nova Araçá e ao Parai; Em 1977, as linhas de Bento Gonçalves para Guaporé e Serafina Corrêa.

Nos anos 80 vieram linhas entre Nova Prata e Guabijú, São Jorge, Ibiraiaras e Lagoa Vermelha. Além destas a empresa Faria Lemos, foi incorporada e com ela os serviços urbanos e interdistritais de Bento Gonçalves.

A área atendida pela empresa tomou outro rumo a partir de 1992 quando a partir da empresa Auto Viação Guaporé, foram incorporados as primeiras linhas que possibilitaram o atendimento do Vale do Taquari, interligando Guaporé – Dois Lajeados – Vespasiano Corrêa – Muçum – Encantado – Arroio do Meio – Lajeado e Estrela.

Gradualmente mais e novas linhas foram sendo incorporadas. É o caso daquelas adquiridas da Unesul que operam a região de Garibaldi, Carlos Barbosa, São Vendelino, Bom Princípio, Barão, Salvador do Sul, Barão, Tupandi, Harmonia para a região metropolitana de Porto Alegre.

Fotos: Arquivo da empresa e Gerson Lenhard

Em 2003, a empresa passou a atender o eixo Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, para o vale do Taquari em direção a Montenegro, São Leopoldo e área metropolitana de Porto Alegre. E, no ano seguinte foi incorporado a esse mercado o município de Serafina Corrêa.

Diferenciais

A Bento Transportes reafirma sua missão de proporcionar um transporte de qualidade, integrando sociedades e gerando baixo impacto ambiental. Além da da passagem por   manutenções periódicas da frota, os  motoristas recebem treinamentos regulares.

O mais recente diferencial é o Transporte Rodoviário para o Aeroporto Salgado Filho. Uma grade de horários disponíveis para embarque e desembarque no Aeroporto, facilita o transporte confortável e com valores atraentes  de passageiros  de diversas cidades. Os horários estão disponíveis no site http://www.bentotransportes.com.br/