Bento Gonçalves

Bento será o palco para a Festa Nacional da Música em outubro

Bento será o palco para a Festa Nacional da Música em outubro

Conhecida como a capital nacional do vinho, a cidade de Bento Gonçalves confirmou na noite desta quinta-feira, que, em outubro, serrá conhecida também como a capital brasileira da música. O novo título será dado informalmente porque, entre os dias 21 e 23 daquele mês, a cidade sediará pela primeira vez a Festa Nacional da Música, um dos principais eventos da música brasileira, que realizará sua 14ª edição em Bento Gonçalves.

O anúncio oficial foi feito ontem pelo diretor do evento, o jornalista Fernando Vieira, durante um evento de lançamento da festa que contou com a presença de autoridades, músicos, jornalistas, produtores culturais e muitos artistas.

Fernando Vieira anunciou que a intenção é que a festa permaneça no calendário de Bento (Fotos: Rogério Costa Arantes)

“A Festa desembarca em Bento Gonçalves com dezenas de atividades artísticas, que vão movimentar a comunidade. Serão dias para prestigiar as ações que serão realizadas no entorno do Hotel Dall’Onder, sede da festa. Espero que seja uma parceria que venha para ficar”, afirmou Vieira, que já anunciou a participação de artistas como Fafá de Belém, Michael Sullivan, Paulo Massadas e as bandas Detonautas e Fala Mansa, entre muitos outros que ainda devem confirmar presença na festa que hoje está consolidada como o maior e mais diversificado encontro musical da América Latina, que congrega todos os gêneros da música para discutir temas ligados à arte e ao mercado fonográfico.

Na programação estão atividades como o Ninho da criação, que vai reunir compositores como Sá, da dupla Sá & Guarabira, e Nando Cordel, além de Sullivan, Massadas e outros. No palco Rock, além dos Detonautas, os Fevers e o Barão Vermelho serão algumas das atrações. E para conservar a tradição Berenice Azambuja, Daniel Torres, Tatiele Bueno e Tchê Guri estarão no palco especial da música Gaúcha. A banda Comunidade Ninjitsu, que deu uma palhinha no lançamento, será a homenageada da edição.

“São algumas das atrações que estarão no município, nos próximos meses serão divulgados mais artistas, que irão compor os cerca de 600 participantes”, ressalta o organizador.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ieh2QDdonKo[/embedyt]

Nos últimos anos, o conceito da festa foi ampliado e, hoje, além referência para artistas e gravadoras, o encontro promove uma maior aproximação entre artistas e o público, como com as atividades nas escolas, que contarão com a presença de Carlinhos de Jesus em Bento.

O Secretário Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo comemorou a realização do evento em Bento Gonçalves. “A Festa se estabelece em uma cidade, que será um belíssimo cenário para sua realização. Estamos falando de um evento que engrandece a cultura Nacional e valoriza artistas de todas as partes. Estamos no meio da programação do Congresso Estadual de Cultura, que está discutindo ações e debatendo projetos. Bento Gonçalves respira cultura”, afirma.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=W6C4Yp-4ku8[/embedyt]

A atual Festa Nacional da Música nasceu como Festa do Disco. Durante 15 anos, nas décadas de 1970 e 1980, reuniu grandes nomes da Música Popular Brasileira, no início em Porto Alegre, e a partir de 1981, em Canela. Passados mais de uma década, o evento voltou a ser realizado, em versão mais moderna e ampliada, a partir de 2005 já com o nome de Festa Nacional da Música.