Bento Gonçalves é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a implantar um novo sistema de banco de dados para o registro de ocorrências policiais que deve diminuir tempo de resposta da polícia que já funciona em outros nove estados brasileiros. O Centro de Atendimento e Despacho (CAD) vai interligar a central do município ao Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) e substitui o Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo).
A capital do estado, Porto Alegre, vai oficializar a implantação do sistema nesta quarta-feira, dia 9. A ideia do Estado é ligar as regionais do estado através dos centros instalados nos municípios. De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), major Álvaro Martinelli, o Sinesp é uma ferramenta que integra todo o país com atendimentos e despachos nas ocorrências da Segurança Pública. Além disso, permite controlar as equipes de policiamento ostensivo nas ruas, monitorar viaturas e visualizar ocorrências em tempo real com auxílio de mapas.
A inovação é que o sistema anterior não era integrado, apenas guardava dados. O CAD deve possibilitar uma maior consulta de dados e informações em tempo real e diminuir o tempo de resposta para as ocorrências. Além disso, o centro também vai fazer com que haja o despacho correto das informações para os policiais no momento em que a ocorrência é registrada no Centro Integrado de Operações (Ciosp) inaugurado em dezembro do ano passado.
“A ideia é dar um upgrade no sistema para que a gente possa atender melhor essa demanda. A ideia é gerenciar e unificar todo o sistema de inteligência por meio do Sinesp”, afirmou Martinelli.
Primeiro município serrano a integrar o sistema, Bento Gonçalves será o modelo para a gradativa implantação em todos os 66 municípios ligados ao Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO), afirmou o novo comandante do CRPO Serra, Ricardo Fraga Cardoso.
“Esse sistema vem para ser uma ferramenta em auxílio às atividades de policiamento ostensivo preventivo, e este projeto piloto, a partir do lançamento em Bento Gonçalves, vai ser verificada essa possibilidade de estender. Esse lançamento é pioneiro em todo o estado, e se espera, num futuro bem próximo, sendo positiva essa análise, nós podermos disseminar nas demais regiões do estado”, projetou o comandante.