O município de Bento Gonçalves está próximo de resolver uma das demandas mais antigas e solicitadas pela comunidade e, principalmente, por quem trafega entre a Capital da Uva e do Vinho e Garibaldi: uma ponte em boas condições e melhorias na via lateral à BR-470, no Vale dos Vinhedos. A obra substituirá uma ponte de madeira alvo de constantes críticas na rua José Lanfredi, ao lado bento-gonçalvense. Após, inicia-se a Estrada Buarque de Macedo, do lado garibaldense.
No mês de agosto, a administração abrirá o edital de concorrência n°17/2020, com teto estimado em R$ 495.950,20, para a realização de todo o trabalho no local, que vai desde as demolições e escavações, até a conclusão da obra. A solicitação da empreitada é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, o Ipurb.
O edital prevê a abertura dos envelopes com propostas das empresas em 24 de agosto, com prazo máximo para assinatura do contrato em até cinco dias, prorrogáveis, havendo necessidade, por mais cinco. Após a Ordem de Serviço ser emitida, a vencedora da licitação deve iniciar os trabalhos no dia seguinte e a ponte deve estar concluída em 180 dias (seis meses).
Além da ponte, haverá alargamento da via, capeamento asfáltico, acesso para pedestres e ornamentação que remeta às videiras.
A autorização para o início da execução do objeto somente será emitida pela Caixa Econômica Federal após a liberação dos recursos referentes à primeira parcela de repasse do Governo Federal, conforme determina a Portaria Interministerial CGU/MF/MP nº 424/2016. Entre o total da obra, R$ 225.395,14 foram captados por meio de emendas parlamentares ainda no ano passado e o restante entre município e União.
O edital completo pode ser acessado clicando AQUI.
Debate e cobranças
Há um ano, o vereador garibaldense Moisés Neckel cobrou um posicionamento da prefeitura de Bento Gonçalves, referente a obras de melhorias na Estrada Buarque de Macedo, que faz a ligação entre Garibaldina e o Vale dos Vinhedos.
Leia mais
Vereador de Garibaldi critica prefeito de Bento por demora em obras de estrada
Segundo o parlamentar, a prefeitura de Garibaldi realizou pavimentação asfáltica até a divisa dos municípios. Por outro lado, o poder público de Bento Gonçalves, mesmo após solicitação, não fez nenhuma melhoria no trecho. Na ocasião, chegou a afirmar que as melhorias na pavimentação da estrada poderiam ter sido boicotadas pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o que caiu por terra com a autorização para início das obras da ponte turística.