Bento Gonçalves

Bento Gonçalves terá esgoto tratado a partir de 2018, afirma diretor da Corsan

Bento Gonçalves terá esgoto tratado a partir de 2018, afirma diretor da Corsan
Além do Diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, participaram da reunião o prefeito Guilherme Pasin, o superintendente regional, Felipe Agostinho Caimi, o gerente da Unidade de Bento Gonçalves, Marciano Dal Pizzol, superintendente adjunta Fernanda Santos Pescador e os secretários de Governo, Enio De Paris, Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, e de Viação e Obras Públicas, Jairo Albericci. (Foto: Emanuele Nicola/Assessoria de Comunicação Social da prefeitura)

O Diretor de Expansão da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Marcus Vinicius Caberlon, anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 21, que Bento Gonçalves terá o início do tratamento de esgoto no segundo semestre de 2018.

A confirmação é possível depois que o estado publicou, na quarta-feira, dia 19, o novo edital de concorrência para a contratação de uma empresa que forneça, construa, instale, opere, monitore e preste treinamento operacional de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) pré-fabricada para esgotamento sanitário a ser implantada na cidade.

Segundo Caberlon as obras do projeto deverão iniciar em novembro. Ele explica que o projeto é piloto e será replicado para Gramado e Canela, onde será publicada licitação dentro de 60 dias.

“É uma obra onde optamos por um sistema mais moderno de construção, é uma estação pré-fabricada que é utilizada em larga escala em todo país e a Corsan está inovando. É um projeto piloto que vai ser replicado para Gramado e Canela. É uma obra que leva nove meses para ser construída, aproximadamente 270 dias em função da parte civil. A parte de montagem é relativamente rápida e em seguida começa a operar”, disse.

Durante o encontro, também, foi anunciado o licenciamento para implantação do Sistema de Tratamento de Efluentes, na bacia do Buratti, que deve ser lançada nos próximos meses, além do repasse das redes de água para a Corsan da Capela São Miguel, Santa Lúcia e Nossa Senhora das Graças, o que irá beneficiar cerca de 180 famílias.