Bento Gonçalves terá Casamento Comunitário
Muito mais que uma regularização jurídica de casais de baixa renda, parceria entre Câmara Municipal, Prefeitura, Universidade de Caxias do Sul e Cartório de Registro Civil, quer realizar sonhos
Uma parceria entre a Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura e UCS, além do Cartório de Registro Civil permitirá que casais de baixa renda regularizem sua situação matrimonial. Após reunião realizada na manhã desta quarta na sede do Poder Legislativo, ficaram estabelecidos os critérios para a participação da cerimônia que ainda não tem uma data definida.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de agosto nos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS I, II e III).
O Oficial do Cartório de Registro Civil de Bento Gonçalves, Gerson Vivan, pontuou alguns requisitos a serem observados. “A família que quiser participar, precisa ter renda familiar de até dois salários mínimos, um dos cônjuges ser residente no município e apresentar a documentação necessária para submeter-se a habilitação do casamento, por isso, é importante que os interessados procurem os CRAS*, pois lá terão todas as informações e após essa etapa, será avaliado caso a caso” ressaltou Vivan.
De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social e Esportes, Eduardo Vírissimo, o casamento comunitário visa promover a regularização jurídica de casais de baixa renda que não tiveram a oportunidade de oficializar a união. “Queremos proporcionar um momento único para estes casais. E formamos uma rede entre os diversos setores para que pudéssemos realizar sonhos”, disse.
Para a Primeira-dama, Cynthia Pasin “a oficialização da união é de extrema importância do ponto de vista jurídico, social e até mesmo familiar. Desejamos que este ato contribua para o estreitamento e manutenção dos laços afetivos” concluiu.
O presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto (PP), também ressaltou a importância desta iniciativa para as famílias. “Muito mais do que gratuito ou coletivo o casamento comunitário tem características peculiares, pois além de envolver a comunidade mantém a individualidade encantadora do momento”, afirmou.
A data da cerimônia será divulgada posteriormente.
Documentos necessários para casais solteiros, divorciados ou viúvos.
1- Documento de identidade e CPF
2- Certidão de nascimento ou casamento, com averbação do divórcio ou com anotação de óbito do cônjuge falecido.
3- Comprovante de residência no Município, atualizado.
4- Folha de resumo, contendo número do NIS, emitido pelo CADÚNICO.
Critérios de participação
1- Comprovar que ao menos um dos nubentes seja residente em Bento
2- Ter inscrição no Cadúnico
3- Apresentar documentação necessária para submeter-se a habilitação para o casamento
4- Não possuir nenhum impedimento legal para casar
*Os CRAS (I,II e II) atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h (manhã) e das 14h às 16h30 (tarde), e estão situados nos bairros: Ouro Verde, Juventude e Vila Nova.