Segundo município mais visitado do país se desconsiderarmos as capitais, Bento Gonçalves não chama atenção apenas dos turistas, mas, de empreendedores que percebem na cidade o potencial do mercado para instalarem suas empresas.
Além da Sala do Empreendedor que oferece assessoria gratuita para empresas de todos os portes, o município instituiu em 2015 a Lei de Incentivo Econômico que beneficia com isenção temporária empresas já instaladas que ampliarem a atuação e novas empresas que fixarem seus empreendimentos na cidade.
Conforme o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini, a algum tempo o processo iniciou com o setor industrial que acabou atraindo outros segmentos.
“Nós temos em Bento Gonçalves três momentos de imigração Italiana, num outro momento quando a indústria se instalou isso a 50 anos atrás e agora um novo momento pelas oportunidades, contextualiza”.
Os números comprovam que só no primeiro semestre 848 empresas de diversos segmentos se instalaram na cidade. O segmento de prestação de serviço lidera com 554 novos registros, seguido do comércio, comércio com prestação de serviço, autônomos, indústrias, indústria com prestação de serviço e agroindústria.
As novas oportunidades, principalmente, na indústria de serviços, segundo o secretário, vem alavancada pela indústria de turismo e pela indústria moveleira. Um dos desafios é preparar a mão de obra para os novos perfis dos empreendimentos.