Últimas notícias

Bento Gonçalves será sede do Campeonato Gaúcho de Poker

Bento Gonçalves será sede do Campeonato Gaúcho de Poker

Quem pratica poker e mora no Rio Grande do Sul pode se considerar uma pessoa afortunada. O Estado é um dos mais fortes do Brasil nesse esporte e em 2019 o Campeonato Gaúcho de Poker (CGP) trará uma programação especial com direito a vagas para eventos internacionais. Como já é tradição, Bento Gonçalves mais uma vez irá fazer parte dessa história.

Imponente no Sul, o CGP acontece há alguns anos e ajuda a projetar competidores de muito destaque. Nos últimos anos, os campeões Rafael Cohen (2015), Guilherme Pretto (2016), Luis Moraes (2017) e André Duarte (2018) se firmaram como grandes atletas do esporte das cartas.

Mais uma vez o CGP é promovido pela Federação Gaúcha de Poker (FGP), que há anos trabalha pela união do poker no Rio Grande do Sul e já organizou várias etapas de alcance regional no Estado.

Em 2019, Bento Gonçalves já está garantido como sede da segunda etapa, que será realizada entre os dias 4 e 8 de abril. Na ocasião, o hotel Dall’Onder sediará o evento mais prestigiado do poker gaúcho.

Um lugar adequado para receber diversos eventos de poker, o Dall’Onder é conhecido como maior rede de hotel de Caxias e tem ótima estrutura para as etapas realizadas no Estado. De acordo com o site oficial do hotel, são quatro centros de eventos climatizados no local que ao todo comportam aproximadamente 200 pessoas. Também há espaço fitness, piscina térmica, sala de jogos e galeria de compras como outros atrativos.

A primeira etapa já foi concluída com Porto Alegre como sede da estreia da temporada. Entre os dias 16 a 21 de janeiro, a capital do Estado recebeu centenas de competidores no Plaza São Rafael Hotel e a etapa foi um sucesso.

Na ocasião, o evento principal foi conquistado por Roger Greff, seguido por Vagner Rosa e Douglas de Nicol.

Os dois primeiros colocados se juntarão a Felipe Difini, André Duarte, Israel Moccelin e João da Silveira no Aconcagua Million Madrid. Esse torneio realizado na turística capital espanhola terá € 1 milhão garantido e contará com competidores europeus de grande parte.

Os seis atletas que vão à Espanha são chamados pelo CGP de “esquadrão gaúcho” e a oportunidade é considerada uma das grandes atrações do circuito em 2019. Ao longo da temporada, o circuito, em parceria com o BPL e a Rede Aconcagua Poker, proverá quatro viagens.

Dessa maneira, os melhores ranqueados de cada etapa terão o privilégio de compor o esquadrão gaúcho para disputar outras competições de grande apelo no mundo do poker.

Além da ida à Espanha, o CGP terá duas paradas em Rosário (Argentina) e uma em São Paulo para a realização do BSOP Millions, que é considerado o maior evento de poker da América Latina.

Importância de Bento Gonçalves no poker gaúcho

A presença do jogo de poker em Bento Gonçalves não é novidade a nível estadual e no ano passado o hotel Dall’Onder também sediou uma etapa do CGP. Na ocasião, a cidade foi a casa da segunda etapa do CGP.

A primeira vez que o município recebeu o circuito foi em 2014, quando um evento no Clube Aliança, no centro de Bento, contou com a participação de aproximadamente 200 competidores.

Além da realização das etapas do CGP, o crescimento do poker em Bento Gonçalves também se deu pelas ações da Associação Bento-gonçalvense de Esportes da Mente (ABGEM), entidade que ajuda a difundir o esporte da mente na cidade.

A reputação do poker bento-gonçalvense é acentuada pela presença de alguns competidores locais que conseguem mostrar a força da região nos feltros e um dos principais deles é Jean Carlo Oro.

Ele esteve escalado para participar do torneio dos campeões realizado na primeira etapa do CGP deste ano, um evento competitivo no qual a organização reuniu os atletas que já conquistaram um título no estadual gaúcho.

Além disso, Jean é conhecido por alguns feitos impressionantes no poker. Em 2017, o representante de Bento Gonçalves conseguiu ficar entre os 100 primeiros colocados em dois torneios realizados em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP). No mesmo ano, ele terminou entre os 50 primeiros em um evento de proporções internacionais realizado em Balneário Camboriú.

O CGP tem muita relevância no cenário nacional

Já estabelecido como um dos maiores estaduais do país, se destacar no CGP ajuda o competidor a ganhar projeção nacional e a representar o Estado em grandes palcos.

Todos os anos acontece o Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). Esse evento é realizado em São Paulo durante um fim de semana do BSOP e apesar de ser curto, é muito importante para o poker nacional, pois é composto por seleções estaduais que geralmente levam os seus melhores competidores para o torneio.

Para o CBPE, seis integrantes compõem a seleção estadual. No ano passado, 20 equipes disputaram o evento e o Rio Grande do Sul também esteve na competição.

A definição dos seis representantes do time estadual no CBPE acontece por parte do treinador da seleção e se destacar no campeonato do Estado é fundamental para se colocar em boa posição de ser selecionado.

Em 2017, por exemplo, Guilherme Pretto foi convocado pelo técnico Marcelo Fonseca para compor o elenco do time gaúcho. Pretto tinha sido campeão do ranking geral do CGP de 2016 e isso o projetou para o poker nacional.

Futuro muito promissor para o poker gaúcho

Não falta motivação para os competidores gaúchos no estadual de 2019. Além das quatro viagens que a organização promoverá, o nível promete ser muito alto até o término do circuito e os holofotes do poker nacional estarão de olho no que acontece durante o CGP. Todos esses motivos tornam o campeonato estadual desse ano especial para qualquer competidor que participar dos eventos.