
Nesta semana, foram divulgados os números do turismo em Bento Gonçalves no primeiro trimestre. A Capital Brasileira da Uva e do Vinho recebeu mais de 270 mil pessoas no período de janeiro a março. Os números são animadores para o setor e a previsão atual é de que ao final do ano a cidade possa alcançar a marca de 1,5 milhão de turistas.
Ao longo dos meses iniciais de 2022, a cidade teve o evento Bento em Vindima, que culminou em uma atração de turistas. Segundo a secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, destas mais de 270 mil pessoas, cerca de 55,7% (154.441) visitaram o perímetro urbano. O Vale dos Vinhedos ficou com a segunda maior fatia, 20,1% ( 55.754). Seguindo a lista, Caminhos de Pedra ficou em terceiro lugar com 10,5% (29.105), seguido do Vale do Rio das Antas, 7,5% (20.785), Cantinas Históricas com 3,4% (9.664), e, por fim, Encantos da Eulália com 2,6% (7.352).
Perfil e origem dos turistas
Os dados apurados pela secretaria de Turismo também dão conta de outros pontos sobre o perfil dos visitantes. Os visitantes são, em 38% dos casos, casais sem filhos. Casais que foram a Bento Gonçalves com família representam 29%. Logo atrás estão casais sem filhos e viagens entre amigos, ambos com 16% seguidos de pessoas em viajem com amigos. 1% viajou à Capital da Uva e do Vinho sozinho.
A maioria dos visitantes são moradores do Rio Grande do Sul, somando 34%. Outros 20% vieram de São Paulo, 13% de Santa Catarina, 9% do Paraná, 6% do Rio de Janeiro, além de visitantes de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, e Espírito Santo.
Como os visitantes souberam de Bento Gonçalves
Dentro dos dados divulgados, há também indicativos de como os turistas ficaram sabendo sobre Bento Gonçalves e seus atrativos. O rádio foi, juntamente com o Portal de Turismo, líder de respostas com 22%. Em segundo lugar, 20%, são pessoas que já haviam visitado Bento Gonçalves em outras oportunidades. A lista segue com 16% das pessoas viajando por conta de informações via Facebook, 15% através de amigos, outros 15% por conta de revistas sobre viagens, e, 4% foram à cidade por conta do Trip Advisor.
Ainda de acordo com os dados da secretaria, 95% dos visitantes estiveram na cidade a lazer.
Ao final do ano, a gestão municipal poderá divulgar números mais detalhados acerca do turismo em 2022. Porém, conforme o secretário da pasta, Rodrigo Ferri Parisotto, o setor do turismo está otimista para os próximos meses. ” (…) acreditamos que teremos bons resultados pela frente.”
Números de 2021
No último mês de maio, a secretaria de Turismo de Bento Gonçalves realizou a apresentação dos resultados obtidos no Censo Turístico de 2021. Os dados, apurados através de 204 empresas, mostraram que durante todo ano foram movimentados mais de R$1,3 bilhão pelo setor.
Descobriu-se que dentro das 204 empresas cadastradas, Bento Gonçalves, naquele período, possuía 77 empreendimentos voltados à gastronomia, esse valor corresponde a 38% do total. Os estabelecimentos de hospedagem estão em segundo lugar com 46 negócios (23%) e vinícolas com 38 empresas (19%). Todas as empresas avaliadas dispõem de 19.559 lugares para clientes. A gastronomia é a maior fatia com 11.013 lugares (56%), seguido dos meios de hospedagem e vinícolas c0m 3.554 (18%) e 2138 (11%), respectivamente.
Um ponto importante do turismo de Bento Gonçalves é sua divisão entre as atrações do perímetro urbano e da área rural. A cidade atualmente se divide em seis rotas turísticas.
- Caminhos de Pedras tem 33 empreendimentos cuja predominância é de negócios voltados aos atrativos turísticos.
- Cantinas Históricas tem seis empreendimentos e em sua maioria estes são vinícolas.
- Encantos de Eulália conta com dez empreendimentos e o segmento com maior número de negócios é o da gastronomia.
- Vale do Rio das Antas tem 20 negócios cuja maioria é do setor de gastronomia.
- Vale dos Vinhedos registra 54 empresas e a predominância é do setor de vinícolas
- Via Gastrô tem 23 empresas cadastradas e a maioria é voltada para o ramo da gastronomia
- Por fim, outros pontos que não são rotas turísticas (por exemplo, o perímetro urbano) somam 58 empreendimentos que se dividem entre gastronomia e meios de hospedagem.