Bento Gonçalves

Bento Gonçalves registra mais de 270 mil turistas no primeiro trimestre de 2022

Reunião Bento Gonçalves registra mais de 270 mil turistas no primeiro trimestre de 2022 justiça
Foto: Reprodução/Vale dos Vinhedos

Nesta semana, foram divulgados os números do turismo em Bento Gonçalves no primeiro trimestre. A Capital Brasileira da Uva e do Vinho recebeu mais de 270 mil pessoas no período de janeiro a março. Os números são animadores para o setor e a previsão atual é de que ao final do ano a cidade possa alcançar a marca de 1,5 milhão de turistas.

Ao longo dos meses iniciais de 2022, a cidade teve o evento Bento em Vindima, que culminou em uma atração de turistas. Segundo a secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, destas mais de 270 mil pessoas, cerca de 55,7% (154.441) visitaram o perímetro urbano. O Vale dos Vinhedos ficou com a segunda maior fatia, 20,1% ( 55.754). Seguindo a lista, Caminhos de Pedra ficou em terceiro lugar com 10,5% (29.105), seguido do Vale do Rio das Antas, 7,5% (20.785), Cantinas Históricas com 3,4% (9.664), e, por fim, Encantos da Eulália com 2,6% (7.352).

Perfil e origem dos turistas

Os dados apurados pela secretaria de Turismo também dão conta de outros pontos sobre o perfil dos visitantes. Os visitantes são, em 38% dos casos, casais sem filhos. Casais que foram a Bento Gonçalves com família representam 29%. Logo atrás estão casais sem filhos e viagens entre amigos, ambos com 16% seguidos de pessoas em viajem com amigos. 1% viajou à Capital da Uva e do Vinho sozinho.

A maioria dos visitantes são moradores do Rio Grande do Sul, somando 34%. Outros 20% vieram de São Paulo, 13% de Santa Catarina, 9% do Paraná, 6% do Rio de Janeiro, além de visitantes de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, e Espírito Santo.

Como os visitantes souberam de Bento Gonçalves

Dentro dos dados divulgados, há também indicativos de como os turistas ficaram sabendo sobre Bento Gonçalves e seus atrativos. O rádio foi, juntamente com o Portal de Turismo, líder de respostas com 22%. Em segundo lugar, 20%, são pessoas que já haviam visitado Bento Gonçalves em outras oportunidades. A lista segue com 16% das pessoas viajando por conta de informações via Facebook, 15% através de amigos, outros 15% por conta de revistas sobre viagens, e, 4% foram à cidade por conta do Trip Advisor.

Ainda de acordo com os dados da secretaria, 95% dos visitantes estiveram na cidade a lazer.

Ao final do ano, a gestão municipal poderá divulgar números mais detalhados acerca do turismo em 2022. Porém, conforme o secretário da pasta, Rodrigo Ferri Parisotto, o setor do turismo está otimista para os próximos meses. ” (…) acreditamos que teremos bons resultados pela frente.”

Números de 2021

No último mês de maio, a secretaria de Turismo de Bento Gonçalves realizou a apresentação dos resultados obtidos no Censo Turístico de 2021. Os dados, apurados através de 204 empresas, mostraram que durante todo ano foram movimentados mais de R$1,3 bilhão pelo setor.

Descobriu-se que dentro das 204 empresas cadastradas, Bento Gonçalves, naquele período, possuía 77 empreendimentos voltados à gastronomia, esse valor corresponde a 38% do total. Os estabelecimentos de hospedagem estão em segundo lugar com 46 negócios (23%) e vinícolas com 38 empresas (19%). Todas as empresas avaliadas dispõem de 19.559 lugares para clientes. A gastronomia é a maior fatia com 11.013 lugares (56%), seguido dos meios de hospedagem e vinícolas c0m 3.554 (18%) e 2138 (11%), respectivamente.

Um ponto importante do turismo de Bento Gonçalves é sua divisão entre as atrações do perímetro urbano e da área rural. A cidade atualmente se divide em seis rotas turísticas.

  • Caminhos de Pedras tem 33 empreendimentos cuja predominância é de negócios voltados aos atrativos turísticos.
  • Cantinas Históricas tem seis empreendimentos e em sua maioria estes são vinícolas.
  • Encantos de Eulália conta com dez empreendimentos e o segmento com maior número de negócios é o da gastronomia.
  • Vale do Rio das Antas tem 20 negócios cuja maioria é do setor de gastronomia.
  • Vale dos Vinhedos registra 54 empresas e a predominância é do setor de vinícolas
  • Via Gastrô tem 23 empresas cadastradas e a maioria é voltada para o ramo da gastronomia
  • Por fim, outros pontos que não são rotas turísticas (por exemplo, o perímetro urbano) somam 58 empreendimentos que se dividem entre gastronomia e meios de hospedagem.