Bento Gonçalves

Bento Gonçalves registra fechamento de 73 vagas de trabalho em fevereiro

Declínio de empregos formais está diretamente ligado ao término da safra de uva; Saldo no ano segue positivo

Bento Gonçalves registra fechamento de 73 vagas de trabalho em fevereiro
O último mês apresentou uma abertura de 3.450 novas vagas e 3.523 demissões. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em fevereiro, a Capital do Vinho teve um declínio no número de empregos formais, com 73 vagas encerradas, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, nesta quarta-feira (27), através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Embora o saldo anual permaneça positivo no município de Bento Gonçalves, com 6.515 admissões contra 5.407 demissões, o último mês apresentou uma abertura de 3.450 novas vagas, enquanto 3.523 demissões foram registradas. Essa queda está diretamente ligada ao término da safra de uva, uma realidade sazonal na região, onde muitos trabalhadores temporários contratados para o período da colheita acabam perdendo seus empregos.

Dos cinco principais setores econômicos, em Bento Gonçalves, apenas a agropecuária enfrentou uma retração significativa, com o fechamento de 302 postos de trabalho, refletindo a tendência pós-safra da uva. No entanto, Serviços e Indústria viram um aumento, com 133 e 110 novas vagas, respectivamente. A construção abriu 10 postos, enquanto o comércio fechou 24.

Apesar do declínio local, o Rio Grande do Sul como um todo teve um saldo positivo de 25.452 empregos com carteira assinada em fevereiro. O cenário nacional também teve um aumento, com 306.111 novos postos de trabalho no Brasil.