Comportamento

Bento Gonçalves registra criação de mais de 1400 empresas no primeiro semestre de 2022

Na próxima segunda-feira (19), serão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que visa a contratação por prazo determinado de 21 cargos na categoria funcional de Educador Social.
Imagem ilustrativa

O número de empresas segue crescendo em Bento Gonçalves. Entre janeiro e junho, 1433 novos CNPJs foram criados na cidade. O montante faz com que a Capital da Uva e do Vinho chegue a mais de 20 mil empreendimentos entre MEI, EPP, LTDA, EIRELI e autônomos. Do mesmo modo, a crescente expõe que a cidade atrai os olhares de investidores e empreendedores locais e de fora.

O empreendedorismo segue em expansão em Bento Gonçalves. O primeiro semestre de 2022 demonstra que, quando comparado ao ano de 2021, o número de empresas criadas na cidade cresceu 17,8%. Enquanto no mesmo período do último ano haviam 1216 novas companhias, até o momento já são 1433.

Um incentivo para criação das empresas em Bento Gonçalves é a desburocratização a qual alguns processos passaram. A coordenadora da Sala do Empreendedor, Paola Sartor, destaca sobre a agilidade do processo de criação dos CPNJs. “O crescimento significativo se deu devido às medidas de desburocratização da obtenção de alvará municipal, bem como à implantação dos processos cem por cento digital e a reestruturação da Sala do Empreendedor. Na Sala do Empreendedor você encontra servidores prontos para auxiliar desde a abertura do MEI até a finalização do alvará municipal, ainda contamos com o serviço de consultoria do SEBRAE”.

Nesse ínterim, o saldo positivo de 217 empresas é celebrado pela secretária de Desenvolvimento econômico, Milena Bassani. “Bento é uma cidade voltada para o empreendedorismo, e o fato de ter esse número de inscrições quer dizer que cada vez mais as pessoas procuram se formalizar justamente para realizar suas atividades de forma correta, e isso é muito bom para o município”.

CIC de Bento Gonçalves destaca momento das empresas

O bom momento é também frisado por Marijane Paese, presidente do CIC de Bento Gonçalves. Ela, que também é empresária, destaca a elevação no número de empresas da cidade. Esse cenário, segundo Marijane, mostra que o município é um lugar empreendedor pelas suas veias, por suas características. E, para ela, o turismo tem grande importância no momento econômico da cidade. “A questão do turismo estar em evidência, em crescente no nosso município. E a prestação de serviços também busca bastante por essa abertura de empresas. Então, várias pessoas também procurando por essa prestação de serviço, por estarem aptos a estarem com suas empresas prestando serviços. Então, o setor de turismo em evidência, em crescimento, também vai alavancar cada vez mais o número de CNPJ do nosso município”

Criação de empresas em 2021

No último ano de 2021, Bento Gonçalves registrou 2.239 novas empresas abertas entre janeiro e outubro. A região central atrai a maior fatia, com 604 novos empreendimentos, seguido do bairro São Roque, com 360 registros. Os números já apontavam uma retomada progressiva da economia frente aos efeitos da pandemia em 2020. Em contrapartida, durante o mesmo período (janeiro a outubro) de 2021, foram abertas 2.114 empresas, 5% a menos do que 2021.