Bento Gonçalves

Bento Gonçalves recebe encontro de debate sobre o projeto de Formação e Capacitação em Educação para as relações Étnico-Raciais

Crédito: Maria Eduarda Panizzi/Grupo RSCOM
Crédito: Maria Eduarda Panizzi/Grupo RSCOM

Desde a terça-feira (14) até esta quinta-feira (16), aconteceu em Bento Gonçalves, o encontro para debater o projeto de Formação e Capacitação em Educação para as relações Étnico-Raciais. As reuniões ocorreram na Casa das Artes e reuniram muitos representantes, como, por exemplo, o presidente da Frente Negra Gaúcha, João Carlos Almeida dos Santos.

Segundo o presidente, o objetivo do encontro é propiciar a educação anti-racista na região e, posteriormente, no estado. “Estamos discutindo aqui em Bento a possibilidade da implantação efetiva da lei 10.639, ou seja, propiciar à sociedade gaúcha, partindo aqui da Serra, a educação anti-racista. Esse é o propósito deste encontro. Estamos desenvolvendo um projeto que visa a implementação desta lei aqui na região. Vamos começar por aqui e espero que tenhamos êxito. Estamos conversando com os educadores aqui da região para ver que se a gente consegue implementar a partir do próximo ano este projeto aqui na cidade”, disse.

De acordo com as informações, durante o evento, foram desenvolvidas as temáticas que serão abordadas ao longo das aulas. Foram esmiuçados os aspectos para que os conteúdos fossem estabelecidos para levarem o maior conhecimento possível para os professores que participarão do projeto. Agora, o próximo passo é formatar um cronograma e um calendário para desenvolver esse projeto a partir do próximo ano.

O presidente destacou ainda que é preciso recontar a história negra. “Hoje nós temos uma visão do negro escravizado apenas, não um negro como agente social. É esta transformação, este curso propõe recontar a história”, finalizou.