Comportamento

Bento Gonçalves realiza estudo epidemiológico sobre a Covid-19

O objetivo é avaliar a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no município.

Bento Gonçalves realiza estudo epidemiológico sobre a Covid-19

Os estudos científicos são uma das principais ferramentas para entender o novo Coronavírus e buscar meios para reduzir a disseminação da doença e soluções para enfrentá-la. Pensando nisso, a cidade de Bento Gonçalves realizou neste sábado (30), uma pesquisa sobre a presença do vírus no município.

Intitulado “Epidemiologia da COVID-19 em Bento Gonçalves”, o levantamento foi realizado com cerca de 250 pessoas, trabalhadores do comércio, supermercados, turismo, entre outros que tem contato direto no atendimento populacional. O objetivo é avaliar a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no município, através de testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o novo coronavírus a partir de amostras de sangue coletadas por punção digital.

Para isso, o poder público contou com o auxílio das entidades representativas, que indicaram os estabelecimentos com maior fluxo de pessoas para a testagem. Foram chamados para o estudo os Presidentes do Sindilojas, Daniel Amadio, da CDL, Marcos Carbone, do SEC-BG, Orildes Lottici, do SEGH Marcia Ferronato, as empresas de Transporte Bento e Santo Antônio e representações das igrejas e pastores.

Com os testes rápidos, será possível saber o percentual de pessoas que têm anticorpos contra o novo coronavírus, ou seja, que já entraram em contato com a doença. Os resultados do estudo servirão para fornecer dados mais precisos sobre a doença, traçar estratégias para o combate da pandemia e basear ações e programas de prevenção.

A pesquisa estimará o percentual de trabalhadores destes segmentos infectados com o novo coronavírus, determinar o percentual de infecções sem sintomas ou subclínicas, avaliar os sintomas mais comuns, avaliar as comorbidades e possibilitar o desenho de estratégias para abrandar as medidas de isolamento social. Também pode-se avaliar o grau de circulação do vírus da Covid-19, porque grande parte dos casos, em torno de 80 a 85%, tem sintomas leves ou mesmo não apresentam sintomas, embora contribuam para a transmissão da doença.

Metodologia
A coleta de dados se dará no âmbito do trabalho, ou seja, as pessoas serão abordadas em seus locais de trabalho. Todos os indivíduos selecionados serão informados sobre o intuito da pesquisa, riscos e vantagens. O material e informações só serão coletados após assinatura do termo de consentimento livre e informado. Todos os indivíduos testados em campo serão questionados sobre sinais e sintomas e comorbidades. O resultado do teste que fornece o resultado tanto para IGM (infecção aguda) e IGG (imunidade ) serão fornecidos na hora, por informação verbal do enfermeiro que está realizando o teste como por escrito.

O exame a ser aplicado será o MedTeste coronavírus (covid-19) IgGIgM teste rápido do fabricante Hangzhou Biotest Co. Este teste tem sensibilidade de 97.4% e especificidade de 99,3% para igG e sensibilidade de 86,8% e especificidade de 98,6% para IgM.

No caso de algum teste resultar em positivo, o paciente será informado sobre as providências necessárias e os protocolos do MS serão aplicados. As medidas de segurança biológica também serão adotadas, de forma a garantir a proteção da saúde dos entrevistados e dos integrantes das equipes de campo que atuam na coleta dos dados e do material.

Resultados esperados
A pesquisa estimará o percentual de trabalhadores destes segmentos infectados com o novo coronavírus, determinar o percentual de infecções sem sintomas ou subclínicas, avaliar os sintomas mais comuns, avaliar as comorbidades e possibilitar o desenho de estratégias para abrandar as medidas de isolamento social.

Foto: Emanuele Nicola