A castração de cães e gatos previne doenças e garante uma vida mais saudável aos animais. A Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves tem intensificado o número de castrações nos últimos dias. A ampliação do serviço faz parte da reestruturação do setor do Bem-estar animal. Estão sendo realizados, em média, 40 procedimentos por dia, e em torno de 250 por semana.
Na terça-feira (22), cerca de 12 gatos que estavam cadastrados para a castração receberam o procedimento e foram devolvidos, no mesmo dia, aos seus donos. A entrega dos Pets ocorreu na Rua Coberta.
Volmir Magnani, morador de Bento Gonçalves e tutor de animais, comentou sobre a organização das equipes. “Eu tenho quatro cachorros e duas gatas em casa, todos adotados da rua. Agora eu me inscrevi para essa castração, e foi tudo rápido e muito bem organizado. Estamos muito contentes, porque tem que ter um controle, tanto para os cachorros, quanto aos gatos. Tem gente que não tem condições de pagar para castrar, e por isso é um programa muito importante”, disse.
A profissional Andreia Nunes, que atua na ProBem Clínica Veterinária, de Caxias do Sul, responsável pela castração dos 12 gatos, comentou sobre a importância da ação. “A castração animal está totalmente relacionada a saúde pública, e dá a oportunidade a todas as pessoas levarem seus Pets. É o começo para evitar doenças, aumentando a expectativa de vida, prevenindo diversos tipos de doenças, principalmente as fêmeas. Esse procedimento diminui em 80% a possibilidade da fêmea ter um câncer de mama. O que o município está fazendo é gigantesco para as pessoas e os animais também”, explicou.
A Coordenadora do setor Bem-estar animal de Bento Gonçalves, Rafaela Zenato Jornada, destacou sobre a ampliação do serviço. “É um serviço muito importante, principalmente para o controle populacional. Em janeiro nós abrimos as inscrições, e no mesmo mês já tivemos uma média de 1200 animais inscritos”, contou.