Bento Gonçalves

Bento Gonçalves pode receber etapa dos Jogos Escolares da Juventude

Nesta terça-feira (29) a comitiva apresenta os jogos à administração municipal

(Foto: Site/Divulgação)
(Foto: Site/Divulgação)

Representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) estarão no Rio Grande do Sul de 28 a 30 de outubro de 2019, para realizar visitas nas cidades candidatas a sedes da Etapa Regional dos Jogos Escolares da Juventude 2020 e da Etapa Final dos Jogos Escolares da Juventude 2021. Porto Alegre concorre a sediar a etapa regional e Gramado e Bento Gonçalves pretendem sediar a etapa final de 2021. O secretário do Esporte e Lazer, João Derly, acompanha o gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, e o gestor esportivo dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), Arthur Corrêa, nas visitas às duas cidades da Serra gaúcha, nos próximos dias 29 e 30 de outubro.

Na agenda do dia 29, em Bento Gonçalves, às 10h, a comitiva apresenta os jogos à administração municipal. À tarde, realizam visitas nas dependências esportivas do Centro Municipal de Esportes de Bento Gonçalves e na ExpoBento. No dia 30, em Gramado, visitam o Ginásio Municipal de Esportes Perinão. Às 11h30min vão a ExpoGramado. Às 14h tem audiência com o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci.

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem, anualmente, mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, conta anualmente com mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil.

A novidade é que a partir de 2020, a maior competição estudantil do país passará a contar com duas novas modalidades: ginástica artística e taekwondo. Essas vão se integrar a outras 14 já existentes, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Os Jogos Escolares são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.