Bento Gonçalves

Bento Gonçalves: O que você precisa saber antes das Eleições 2022

Confira os prazos previstos pela Justiça Eleitoral para o 2º turno
Eleições 2022: desistências de candidaturas superam as de 2018 (Foto: Arquivo Leouve)

Com a aproximação do dia das Eleições 2022, muitas pessoas ainda estão em dúvidas sobre como será o domingo (02), data do 1º turno. O Portal Leouve elencou os principais destaques que os eleitores de Bento Gonçalves devem saber no dia da votação que terá início às 8h e encerrará às 17h.

Dados da 8ª Zona Eleitoral apontam que Bento Gonçalves tem 91.684 eleitores, Monte Belo do Sul tem 3.012 (número superior a sua população), Pinto Bandeira tem 2.406 e, por fim, Santa Tereza tem 1.725 eleitores (três a mais do que a população oficial).

Mudanças de seções eleitorais

Conforme Ricardo Abreu da 8ª Zona Eleitoral, na região abrangida são 292 seções eleitorais, todas as urnas já foram auditadas e testadas para as Eleições de domingo. Desde as eleições de 2020, algumas seções eleitorais foram alteradas. A situação ocorre em diversas cidades do Brasil e Bento Gonçalves é uma delas.

Na cidade, os eleitores que votavam nas seções eleitorais da antiga APAE (20, 110, 163 e 244), agora devem ir até o Clube São Bento, na Rua Xingú. Já aqueles que votavam no Passo Velho (seção 29), tem como nova seção o Salão Veríssimo de Matos.

Em Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza não há alterações nas seções.

Para mais informações sobre os locais de votação, clique aqui!

Quais documentos necessários apresentar para poder votar

Para votação, os eleitores devem levar um documento com foto e, aqueles que possuem o e-Título podem apresentá-lo caso já tenha a biometria coletada. Ricardo Abreu explica que “a votação inicia às 8 horas e o eleitor deve comparecer com um documento de identificação com foto, para se identificar na mesa. Aqueles que já tem o e-Título, que é o título digital no telefone, podem apresentar caso já tenham feito a biometria. Aqueles que não tem a biometria coletada, o próprio aplicativo informará que falta, então ele tem que ter um documento com foto“.

Confira a lista de documentos validos para votação:

  • e-Título;
  • Carteira nacional de habilitação (CNH);
  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira de trabalho;
  • Identidade social.

O que pode e não pode no dia das Eleições

Durante o dia de votação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. O TSE também não proíbe a utilização de regatas, bermudas e chinelos. Inclusive, é permitido votar com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol.

É proibida propaganda eleitoral como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes.

Neste ano, está proibido levar o celular à cabine de votação. Caso o eleitor seja flagrado com o aparelho, força policial poderá ser utilizada.

Trânsito no final de semana das Eleições em Bento Gonçalves

Conforme as informações do Departamento Municipal de Trânsito, no sábado (01) a Rua Gen. Góes Monteiro será bloqueada às 06h desde a Rua Horácio Mônaco até à Marquês de Souza para a distribuição das Urnas Eletrônicas. O trânsito será desviado para a Rua Júlio de Castilhos e retorna pela Rua Marquês de Souza para a Rua Gen. Góes Monteiro, com previsão de liberação próximo ao meio dia.

Já no domingo (02), os bloqueios e desvios serão os mesmos na Rua Gen. Góes Monteiro, mas o horário será das 05h às 20h (podendo ser estendido caso necessário). Também será bloqueada a Rua Aclídio Miele com Rua Borges do Canto a partir dás 16h para recebimento das urnas e apuração dos votos, esta somente será liberada após o término do pleito.

Grupo RSCOM fará a cobertura das Eleições 2022

Neste domingo (02), os brasileiros irão às urnas para escolher seus novos representantes em diversas esferas da política nacional. O Grupo RSCOM fará a cobertura completa através do Portal Leouve e das rádios Viva, Serrana e Amizade.