Bento Gonçalves

Bento Gonçalves lança edital do Auxílio Emergencial para trabalhadores da Cultura

Mais de 500 profissionais da Cultura residentes na cidade poderão se beneficiar

Imagem: Divulgação SECULT
Imagem: Divulgação SECULT

Está aberto o Edital de Chamada Pública de Auxílio Emergencial destinado a trabalhadores da Cultura residentes em Bento Gonçalves. Os profissionais poderão receber o valor de R$ 800,00 em parcela única. O edital, intitulado, “Novos Tempos da Cultura”, segue com inscrições abertas até o dia 07 de fevereiro de 2022. A inscrição é no formato online sendo que a mesma pode ser realizada através do site da Prefeitura, na aba de autoatendimento.

Para poder receber o auxílio emergencial, os profissionais da Cultura deverão apresentar portfólio e ou currículo que comprovem sua atuação na área, e não se encaixar em nenhuma das vedações. Todas as informações podem ser obtidas através do edital que está disponibilizado no link Edital Auxílio Emergencial Cultura.

O edital está disponibilizando recursos na ordem de R$ 423.519,44, sendo um terço dos recursos proveniente do Fundo de Apoio a Cultura do Rio Grande do Sul e o restante do Fundo Municipal de Cultura, de acordo com a participação do município no Edital de edital 04/2021 Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura. Mais de 500 profissionais da Cultura residentes na cidade poderão se beneficiar do auxílio emergencial.

De acordo com o Secretário de Cultura, Evandro Soares, o auxílio emergencial chega em boa hora pois muitos profissionais ainda sofrem os impactos negativos da pandemia. “Foram momentos muito difíceis, pois tivemos que buscar dispositivos para mitigar os efeitos da pandemia. Até mesmo porque os profissionais da cultura não são só aqueles que aparecem na frente de um palco, da tela, e sim existe uma equipe que está por trás da magia que encanta os nossos sentidos. São operadores, sonoplastas, iluminadores, escritores, enfim, uma gama gigante de técnicos que são tão quanto importantes para fazer a arte acontecer”, ressalta.

Quem pode ser beneficiado:
PROFISSIONAIS DA CULTURA, todo trabalhador envolvido em atividades artísticas, culturais, tendo realizado serviço de criação, concepção técnica, produção e suporte, que se enquadrem em, pelo menos, uma das atividades abaixo relacionadas:

• Artes cênicas (Circo, Dança e Teatro);
• Audiovisual e cinema;
• Artesanato;
• Culturas populares e folclore (capoeira, carnaval, tradicionalismo, etc.);
• Livro, Leitura e Literatura;
• Música;
• Cultura Viva (mestres de saberes e fazeres, e pontos de cultura);
• Trabalhadores que desenvolvem função referente a Memória, Patrimônio e Museus;
• Produtores e gestores culturais;
• Instrutores de arte e cultura;
• Técnicos e Fornecedores da Cultura (carregadores, montadores de palco, iluminadores, figurinista, aderecistas, cenógrafos, técnicos de som e luz, etc.);

Com informações da Assessoria de Comunicação Social Prefeitura