A cidade de Bento Gonçalves irá decretar estado de emergência após as fortes chuvas do último final de semana. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (05) entre a gestão municipal e Defesa Civil foi tomada a decisão para o decreto. A medida prevê mais agilidade para auxilio das famílias afetadas pelos estragos causados pelas tempestades.
Para definição de que Bento Gonçalves decretará estado de emergência ocorreu um encontro entre o Tenente-Coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva que é coordenador regional da Defesa Civil, prefeito e secretários. Na conversa, foi apontado que até esta segunda-feira (05) 31 famílias haviam sido afetadas e, destas, oito estão desalojadas após terem as casas interditadas pelas forças de segurança.
A oficialização do decreto será publicada no Diário Oficial do município após levantamento dos danos.
Câmara de Vereadores encaminhará R$3,2 milhões para auxilio
Foi confirmado que a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves encaminhará R$3,2 milhões para auxiliar no reparo dos danos causados pela chuva. O dinheiro, segundo o presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto, é proveniente do orçamento da casa.
“A Mesa Diretora da Casa decidiu retirar do seu orçamento este valor e injetar no Caixa livre do Município para obras de infraestrutura, desde a desobstrução de bocas de lobo, conserto de tubulações, liberação de vias, até auxílio às famílias que tiveram suas casas inundadas. Comunico que é o maior retorno da história que a Câmara à Prefeitura, e faz porque acredita e confia que serão aplicados na recuperação dos danos causados”
Obras e problemas com a chuva
A forte chuva que atingiu Bento Gonçalves no final de semana causou prejuízos em dezenas de locais. Desde alagamento no Túnel São João até deslizamentos na região da Aristides Bertuol, bairro Eucaliptos, algumas obras recentemente concluídas ou em vias de ser entregue à sociedade acabaram apresentando problemas.
Na região do acesso ao bairro Santa Rita através da BR-470 o asfalto recém feito no local cedeu e uma grande cratera acabou surgindo. A Polícia Rodoviária Federal sinalizou o trecho que ficou intransitável.
O Túnel São João também apresentou problemas. O sistema de escoamento não foi capaz de gerir a quantidade de água e, na noite da sexta-feira (02), a parte mais baixa da construção estava completamente alagada.
A ERS-444, na região da Aristides Bertuol, recentemente foi alargada e neste final de semana acabou invadida por deslizamento. O trânsito foi completamente bloqueado e equipes precisaram trabalhar ao longo do sábado (02) para restaurar o fluxo.
A prefeitura foi questionada se alguma investigação será feita acerca de uma possível ligação entre a obra e o deslizamento. A assessoria informou que “os técnicos estão avaliando o local para verificar o que precisará ser feito após a retirada das pedras“.