Bento Gonçalves

Bento Gonçalves imuniza mais de 1200 pessoas no final de semana e agora aguarda nova remessa de vacinas

Imagem: Günther Schöler
Imagem: Günther Schöler

No último sábado, a secretária de saúde de Bento Gonçalves realizou nova ação de vacinação para aqueles que perderam a oportunidade de tomar a primeira dose do imunizante contra Covid-19. Na ocasião, podiam ser vacinadas as pessoas de 31 anos ou mais. Às 12h, quando as equipes fizeram o levantamento de quantas doses foram feitas, chegou-se ao montante de 1297 aplicações.

Como de costume, o evento ocorreu em Unidades Básicas de Saúde de diferentes pontos do município. A UBS do bairro Progresso foi a que registrou maior procura, com 400 doses. Seguido de Zatt, 335, Santa Marta, 291 e Conceição com 271.

Agora, a gestão municipal aguarda a chegada de novas vacinas para chegar na faixa etária dos 30 anos. A previsão é de que uma nova remessa venha para Bento Gonçalves ainda esta semana.

Quem ainda pode vacinar-se são as pessoas que precisam fazer a segunda dose. Estes, devem procurar o Espaço Saúde do Idoso, no bairro Progresso, mas não precisam agendar a imunização. Ao ir até lá, a pessoa deve levar consigo documento com foto e cartão de vacinação recebido no dia da primeira dose.

Outro grupo que pode tomar a vacina é o dos adolescentes de 12 a 17 que possuam comorbidades, bem como as gestantes e lactantes. Estes, devem ir até o Espaço Saúde do Idoso ou ligar no telefone 3055-8518, entre às 7h30min e 11h30min, ou na parte da tarde, entre às 13h30min e 17h30min. É obrigatório portar documento com foto, cartão do SUS e no caso dos adolescentes, um atestado médico ou receituário de remédio que comprove a comorbidade.

Abaixo é possível conferir a lista de comorbidades:

1. Obesidade grave

2. Pneumopatias Crônicas Graves (asma)

3. Outros imunodeprimidos (doença congênita/rara /genética/autoimune, neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em tratamento), cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas, doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores, pessoa vivendo com HIV, neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão)

4. Hemoglobinopatia grave (doença falciforme ou talassemia maior)

5. Doença cardiovascular

6. Doença neurológica crônica

7. Diabete Mellitus