A comunidade de Bento Gonçalves deu mais um passo em direção à votação da Consulta Popular 2025. No campus da UCS do município, foram escolhidos seis projetos considerados prioritários, que integrarão a pré-lista para votação em outubro.
Entre os projetos selecionados estão três já eleitos na assembleia regional de Nova Prata: “Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha”, o mais votado; “Do Campo à Comunidade: O Novo Centro de Agricultura Familiar (CENAF) como Polo de Conhecimento e Transformação Regional”; e “Apoio ao Fortalecimento do APL do Basalto da Serra Gaúcha”. Também foram incluídos “Modernização dos equipamentos para cursos de Doces e Salgados e Laticínios do Centro de Formação de Fazenda Souza (CEFAS)”; “Robótica para Jovens – Emprego e Futuro na Serra Gaúcha”; e “Aparelhamento da Defesa Civil”.
Durante o encontro, dois delegados foram eleitos para defender os projetos escolhidos na etapa final da consulta. A última assembleia microrregional ocorrerá em 2 de setembro, em Caxias do Sul, no Auditório Florense, Bloco M, às 14h.
Consulta Popular e Projetos Prioritários
A região da Serra terá quase R$ 1,9 milhão destinados aos projetos prioritários eleitos pelo voto popular. Criada em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação direta da população na definição das prioridades regionais.