Município alcançou a distinção na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, com o projeto Selo Sabor de Bento
Bento Gonçalves, por meio da valorização da agricultura familiar, tem se consolidado como um dos municípios que mais possuem agroindústrias do Estado e é referência em questões de desburocratização, fiscalização e organização na área. O resultado deste trabalho foi comprovado nesta segunda-feira, 26, com a premiação do Prefeito Empreendedor do SEBRAE. O Município conquistou a categoria “Pequenos Negócios no Campo”, com o projeto Selo Sabor de Bento.
O incentivo à produção das agroindústrias familiares é uma marca da atual gestão. O Selo Sabor de Bento foi criado em 2013, com a finalidade de agregar valor aos produtos e estimular o consumo, por meio da certificação de qualidade. O selo apresentou uma marca para os produtos locais, gerando uma identificação da comunidade. Atualmente, 25 agroindústrias integram a iniciativa e mais seis estão em processo de regulamentação.
O projeto ainda envolve outras ações, entre elas está à regularização das agroindústrias familiares, por meio da criação de legislação que facilita aos produtores a legalização e a redução das taxas a serem pagas, horas máquinas, qualificação dos agricultores, entre outras iniciativas.
O prefeito Guilherme Pasin comemorou o resultado. “Esse prêmio é o resultado do trabalho de homens e mulheres que se dedicam para qualificar seu negócio e produzir produtos com a cara de Bento. O projeto Selo Sabor de Bento é muito mais do que ações no interior, é o cuidado, a preocupação e a atenção com nossos agricultores. Parabéns aos envolvidos neste projeto”, disse
O Selo Sabor de Bento é resultado de uma parceria entre as secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica (Emater) e Vigilância Sanitária.