Bento Gonçalves

Bento Gonçalves atinge 97% da meta de vacinação contra poliomielite

Vacinação contra poliomielite segue até o dia 30 de setembro

Monte Belo do Sul
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Bento Gonçalves ultrapassou a meta de imunização contra poliomielite e já conta com 97% do público-alvo imunizado. O dado foi divulgado, nesta sexta-feira (16), pela Secretaria de Saúde. A Campanha de imunização encerra no dia 30 de setembro.

A equipe completou as visitas nas escolas do Município, totalizando 51 instituições de ensino. “É um dado para ser celebrado, pois é uma conquista da comunidade de Bento Gonçalves. Nossas equipes fizeram uma força tarefa nas escolas para que todas as crianças pudessem ser vacinadas contra poliomielite e hoje o resultado é a meta alcançada”, destaca a secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio.

Devem ser vacinadas crianças menores de cinco anos e ainda é realizada a Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos). A imunização também pode ser realizada em todas as unidades de saúde.

Vacinação Prorrogada

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até o dia 30 de setembro. A ampliação do prazo, divulgada nesta terça-feira (6), tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população a vacinação. Até o momento, 35% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.

O objetivo da campanha, que inicialmente iria até esta sexta-feira (9), é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.