Polícia

Bento Gonçalves apresenta redução de 57% no número de homicídios em 2020

Bento Gonçalves apresenta redução de 57% no número de homicídios em 2020

Com um total de 22 homicídios registrados no ano de 2020 até esta sexta-feira (11), o número de mortes violentas na Capital do Vinho no presente ano representa uma redução de 57% se comparado ao mesmo período em 2019.

Em meio a redução, chama a atenção que ao longo de todo o último mês de novembro, nenhum homicídio foi verificado no município. No ano de 2019, um total de cinco homicídios foram verificados somente no mês de novembro.

Conforme dados da Secretaria de Segurança, 2020 é o primeiro ano que registra diminuição nos índices de homicídios desde o ano de 2013.

Tanto em 2018 quanto em 2019, um total de 52 mortes violentas foram verificados no município. O Secretário de Segurança de Bento Gonçalves, capitão Diego Caetano afirma que o trabalho integrado entre o setor de inteligência e o efetivo da Brigada Militar que atua na linha de frente na redução dos índices da criminalidade é um fator importante para a redução no índice:

“O foco das ações foi estabelecido no combate as facções criminosas, que estão relacionadas a grande maioria dos homicídios. Procuramos auxiliar os órgãos estaduais de segurança, a Polícia Rodoviária Federal, fomentando a integração. Com o ingresso de Bento Gonçalves no programa RS Seguro há reuniões voltadas para a redução da criminalidade, traçando ações mais efetivas”, afirma.

O RS seguro é um programa voltado para o combate à criminalidade nas cidades gaúchas com maiores índices de homicídios nos últimos anos, o que inclui Bento Gonçalves.

Criado por decreto assinado na data de lançamento e Planejado para alcançar diversas áreas do Governo do Estado, o RS SEGURO é norteado por quatro eixos principais:

  • Combate ao crime;
  • Políticas sociais preventivas e transversais;
  • Qualificação do atendimento ao cidadão;
  • Sistema Prisional.

O Subcomandante do 3° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas da Brigada Militar, Major Luís Fernando Becker afirma que a redução no número de homicídios é fruto das operações, que resultam em recapturas de foragidos e prisões por tráfico de drogas, bem como a integração com outras forças policiais:

“Nos meses de janeiro e de novembro deste ano foram os que não registramos nenhum homicídio. Estamos em um período de quase 50 dias sem homicídios em Bento Gonçalves. É um trabalho constante, que não pode esmorecer, não podemos baixar a guarda em nenhum momento. Também há uma união de esforços com a Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil. Só assim conseguimos obter números tão expressivos para a segurança pública de Bento Gonçalves