Bento Gonçalves

Bento Gonçalves ainda está longe da meta de imunização contra influenza

Município vacinou apenas 45,99% dos grupos prioritários, distante dos 90% recomendados

Doses são aplicadas nas unidades de saúde (Foto: Ana Imperatore/Ascom SES)
Doses são aplicadas nas unidades de saúde (Foto: Ana Imperatore/Ascom SES)

A vacinação contra a gripe em Bento Gonçalves alcançou 45,99% dos grupos prioritários, informa a prefeitura. O percentual representa 28.616 doses aplicadas, mas é ainda muito abaixo da meta de 90% de imunizações contra a doença.

Atualmente, a vacinação está disponível na cidade em todas as unidades de saúde. O horário é das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira.

Fazem parte dos grupos prioritários crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, professores, forças de segurança e salvamento e forças armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

De acordo com a coordenadora do setor de imunizações da Secretaria de Saúde (SMS), a adesão baixa é preocupante com a chegada do inverno. “Temos um aumento das doenças respiratória e nos casos de influenza. Por isso, ressaltamos a importância de procurar a imunização”,argumenta.