Bento Gonçalves

Bento Gonçalves: Acompanhe as consequências do tempo e as operações de resgate no município

Em virtude da gravidade do quadro causado pelas severas adversidades climáticas, o município decretou estado de calamidade pública

Bento Gonçalves: Acompanhe as consequências do tempo e as operações de resgate no município
Deslizamento na Linha Imaculada, ocorrido no dia 1° de maio. (Foto: Redes Sociais/Divulgação)

Em Bento Gonçalves, continuam as operações de resgate devido às consequências das severas adversidades climáticas no Município, que causaram diversos deslizamentos e alagamentos, principalmente em regiões do interior, além de bloqueios nas estradas. O Estado montou um Gabinete de Crise no Município. Em virtude da gravidade do quadro o município decretou estado de calamidade pública.

Na manhã desta quinta-feira (02), o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, publicou em suas redes sociais um vídeo atualizando a situação dos resgates nas regiões afetadas por deslizamentos no Município. Segundo Diogo, foram resgatas algumas pessoas na Linha Imaculada e levadas até a um ponto seguro na Linha Alcântara. Além disso, vários outras ações estão sendo tomadas para atender a população que está sendo mais atingida. Confira:

A Comunidade residente de áreas consideradas de risco, especialmente na Linha Alcântara, em Faria Lemos está sendo acolhida no Salão da Comunidade do distrito. O Secretário da Casa Civil do Estado Artur Lemos está acompanhando a situação das famílias desde esta quarta-feira (1), juntamente com o Prefeito e as equipes no distrito.

No abrigo criado no salão, a população tem recebido o apoio necessário, através de atendimento médico e auxílio de assistência social. No local são servidas refeições, disponibilizadas roupas limpas, assim como material de higiene, cobertores e colchões, para uma melhor acomodação da comunidade.

Com o propósito de realizar o resgate às vítimas que ainda se encontram ilhadas em áreas de risco do distrito, a Prefeitura atua para realizar operações de resgate. O trabalho intenso segue ao longo das próximas horas. É aguardado também o reforço das operações através de uma aeronave, possibilitando o resgate mais ágil e seguro da população.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros foram retiradas 83 pessoas de Tuiuty, 28 no Barracão e 25 pessoas na Paulina Baixa. Todas foram encaminhadas para atendimento, casa de passagem ou casa de familiares. 100 pessoas seguem ilhadas no salão da Linha Alcântara, cerca de 60 pessoas estão em pontos isolados, entre adultos e crianças. As equipes estão dando suporte necessário e atendimento médico.

As equipes seguem os trabalhos nas localidades da Linha Alcântara, Tuiuty, Faria Lemos e Imaculada Conceição. Foram divulgados 4 óbitos até o momento. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves, os dados podem ser modificados a qualquer momento devido as dificuldades de comunicação.

Atualização 02/05 – 12:57

No final da manhã desta terça-feira (02), o Prefeito de Bento Gonçalves fez um alerta para moradores que vivem as margens do Arroio Burati evacuarem o local, devido ao risco de rompimento da Barragem de São Miguel. Confira o vídeo divulgado nas redes sociais: 

 

Atualização 04/05 – 08:59

Neste sábado seguem as missões de resgate no interior de Bento Gonçalves pelos grupos formados por Prefeitura, Exército, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Civil Municipal e grupos de Jipeiros e voluntários. Até o momento foram resgatadas 636 pessoas nas localidades de Linha Alcântara, Vale Aurora, Imaculada Conceição, Pedra Lisa, Veríssimo de Mattos, São Pedro 71, Linha Demari, Santa Lúcia, Linha Buratti, Nossa Senhora das Graças e Linha Ferri. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que se encontra no município já realizou o resgate de 29 pessoas.