Bento Gonçalves

Bento Gonçalves: 3º edição do Dia D tem 92,5% de doações de sangue efetivadas

Imagem: Hospital Tacchini/Divulgação
Imagem: Hospital Tacchini/Divulgação

A terceira edição do Dia D de doação de sangue em Bento Gonçalves registrou uma taxa de 92,5% de efetivação nas coletas de sangue. A ação aconteceu ainda no dia 16 de março na Unidade de Saúde Zona Sul, bairro Botafogo. Segundo o Hospital Tacchini e o Hemocentro de Caxias do Sul, a taxa é recorde na cidade.

No total, o evento incrementou 74 novas bolsas de sangue ao estoque do Hemocentro de Caxias do Sul. As coletas, que podem gerar até 296 bolsas de hemocomponentes, representaram um nível acima dos outros dois eventos. Na primeira vez que aconteceu, o Dia D arrecadou 77% e, no segundo, 82%.

A terceira edição do evento teve como meta coletar 80 bolsas de sangue, mas prevendo possíveis faltas e inaptidões, foram agendados horários para 100 doadores. Ao todo, 16 pessoas não compareceram e outras 10 não puderam doar em função dos parâmetros de saúde exigidos para coleta.

Os números animam as equipes envolvidas na ação. De acordo com  Ana Paula Lemos, enfermeira da Agência Transfusional do Tacchini, o comprometimento da comunidade com a causa permite que novas ações sejam planejadas em um futuro breve.

O Dia D é um evento complexo de ser realizado. Além de viabilizar estrutura, equipe,  parceiros e organizar doadores, também contamos com a disponibilidade de agenda do Hemocentro de Caxias do Sul. Mostrar a todos que a comunidade está engajada é fator fundamental para a continuidade do projeto. Já estamos planejando um novo Dia D ainda no primeiro semestre”, descreve.

Para que a ação fosse concretizada, a Secretaria da Saúde proporcionou espaço físico e parte da equipe, enquanto o Hospital Tacchini disponibilizou cadeiras, equipamentos e equipe. O lanche para os doadores foi oferecido por empresas parceiras que preferiram manter-se anônimas.