Cultura

Bento Gonçalves: 130 anos de emancipação política, história e encantos turísticos

Município tem no setor moveleiro e turismo enólogo suas grandes potencias econômicas

Foto: Hélio Werneck / GrupoRSCOM
Foto: Hélio Werneck / GrupoRSCOM

Neste domingo (11), o município de Bento Gonçalves completa 130 anos desde sua emancipação política em 11 de outubro de 1890 , assinado por Cândido Costa, que virou nome de rua no centro da cidade.

Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM

De 1875 até o ano em questão, o município possuía o nome de “Colônia Dona Izabel”, conhecida também como Região da Cruzinha, devido a uma cruz rústica cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais e que estava recentemente situada em frente a Igreja Santo Antônio, como um monumento histórico da cidade e está sendo realocado para ao lado da igreja:

Foto: Divulgação / Prefeitura

O município teve a sua denominação oficializada no chamado “Acto de 1974”, em homenagem ao General Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul de 1835 a 1845.

Capital da Uva do Vinho

Pela força econômica, tendo no turismo Enólogo o seu carro chefe, Bento Gonçalves ficou conhecida por várias atrações ligadas a Uva e ao Vinho, em especial a região do Vale dos Vinhedos, sendo o roteiro enoturístico mais visitado do Brasil desde 2008 e foi a primeira região do país conhecida como Indicação Geográfica, obtendo para seus produtos a Indicação de Procedência e a seguir a Denominação de Origem ‘Vale dos Vinhedos’ para os vinhos e espumantes ali produzidos.

O Vale dos Vinhedos possui mais de 550 vinícolas e mais de 65 hotéis. Um dos principais eventos ligados ao setor, a Fenavinho é sediada em Bento Gonçalves.

Foto: Hélio Werneck / GrupoRSCOM
Foto: Hélio Werneck / GrupoRSCOM
Foto: Hélio Werneck / GrupoRSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
A Unidade Vale dos Vinhedos é eça importante na produção dos produtos com a marca Aurora. Foto André Majola
Destinada à elaboração de vinhos finos, a Cave do Sol está n coração do Vale dos Vinhedos. Fotos: Augusto Tomasi
Foto: Reprodução/Vale dos Vinhedos
Foto: Rafael Delazzeri
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
Foto: Augusto Tomasi
Foto: Augusto Tomasi
Credito da Foto: Barbara Salvatti/Exata
Foto: (Vitor Vidal / RSCOM)
(Foto: Site Vale dos Vinhedos/Divulgação)
Arquivo Pessoal
Foto: Gilmar Gomes

Devoção

O município ostenta como Padroeiro Santo Antônio, que neste ano de 2020 em formato diferenciado devido a pandemia, foi para a sua 142°a edição da festa. Santo Antônio é o símbolo da fé da comunidade Bento-Gonçalvense e que ao longo dos seus 142 anos, sua imagem costuma espalhar milhares de fiéis pelas ruas do município, no dia 13 de junho de cada ano.

As igrejas Cristo Rei, São Bento, conhecida como a “Igreja Redonda”, devido a sua estrutura diferenciada e é claro, a Igreja Santo Antônio, que da o nome ao padroeiro, são também símbolos de fé, monumentos históricos e pontos turísticos que qualquer pessoa que vêm a Bento Gonçalves deve ter o prazer de conhecer.

Foto: Divulgação / Paróquia Santo Antônio
Foto: Hélio Werneck / GrupoRSCOM
Foto: Hélio Werneck / GrupoRSCOM
Foto: Hélio Werneck / GrupoRSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
Foto: Divulgação / Paróquia Santo Antônio
Igreja de Santo Antônio superlotada (Fotos: Dariano Moraes)
Mais de 500 pessoas prestigiaram a festa (Foto: Dariano Moraes)

Polo moveleiro

Bento Gonçalves tem na indústria moveleira a grande força da sua riqueza econômica. O setor opera com tecnologia de última geração e utiliza os mais modernos e qualificados sistemas empresariais e organizacionais do mundo, tornando-o o polo moveleiro mais expressivo e o mais importante do Rio Grande do Sul e um dos mais fortes de todo o Brasil. O setor moveleiro de Bento Gonçalves representa 8% da produção nacional de móveis, 40% da produção estadual e 56% da produção municipal.

Hoje existem no município 335 indústrias moveleiras registradas, que geram mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. O faturamento anual do setor é de R$ 866 milhões e os números de exportações superam a casa dos R$ 28 milhões.

Foto: Augusto Tomasi
Foto: Jeferson Soldi

Nos últimos 5 anos, as empresas locais investiram bastante em modernização tecnológica. Já o aperfeiçoamento profissional também vem merecendo uma atenção especial. Praticamente todas as empresas implantaram o processo de Qualidade Total e oferecem cursos constantes de treinamento e qualificação. O polo moveleiro conta também com o Curso Superior em Tecnologia Moveleira, cujo objetivo é apoiar na qualificação dos Recursos Humanos. O setor também movimenta o turismo de negócios através da realização de duas grandes feiras. A Movelsul Brasil e a Fimma Brasil.

Caminhos de pedra

Outro importante roteiro turístico de Bento Gonçalves, o “Caminhos de Pedra”, encanta pela suas paisagens rústicas e arquitetura antiga:

Foto: Helio Werneck / Grupo RSCOM
Foto: Helio Werneck / Grupo RSCOM
Foto: Helio Werneck / Grupo RSCOM
Foto: Roteiro Caminhos de Pedra

Depoimentos sobre Bento Gonçalves

Carlos Domingos Picolli, empresário, diretor do GrupoRSCOM:

“Dos 130 anos de Bento Gonçalves, vivi 70 anos na cidade. Vivi em um cidade que começou pequena, cidade amiga e receptiva, que se transformou com o passar do tempo, assim como eu me transformei. Bento Gonçalves passou a ser uma cidade pujante, uma liderança regional muito importante. Bento Gonçalves deixou de ser uma cidade pequena para ser uma cidade média com pensamento muito grande.  Bento cresceu em número de habitantes, diminuiu a sua área territorial, pois perdeu alguns municípios que a integravam. Desejo um feliz 130 anos com muita beleza, muita alegria e muita solidariedade”.

Padre Ricardo Fontana, Paroco da Igreja Santo Antônio:

“Nesse dia 11 de outubro celebramos os 130 anos de Bento Gonçalves, que tem como padroeiro o nosso Santo Antônio, que é homenageado pela nossa comunidade. Bento Gonçalves altaneira com suas montanhas, seus grandes parreirais, que deram o seu fruto, que desses frutos foram se desenvolvendo várias outras atividades. Temos a alegria de celebrar os 130 anos de fé, alegria e esperança. Trabalhar a frente da paróquia que leva o nome do padroeiro do município é gratificante, nos traz alegrias e certezas de continuarmos olhando para o horizonte. O povo de Bento Gonçalves é um povo de muitas virtudes, muita fé e muito amor. Capaz de superar barreiras e crises. Que deus abençoe e todos e a todas as iniciativas do bem”.

Padre Gilmar Marchesini, Paroco da Igreja Cristo Rei:

“Temos a imensa gratidão por todos aqueles que agem em torno da comunhão e solidariedade em Bento Gonçalves. A igreja Cristo Rei é um marco para a nossa cidade em meio aos 130 anos. Que sejamos sempre uma fonte de paz para toda a comunidade de Bento Gonçalves”.

Daniel Amadio, empresário, presidente do Sindilojas Regional de Bento Gonçalves:

“Estamos ligados diretamente com Bento Gonçalves e quando falo nós me refiro a mim, Daniel Amadio que nasceu nessa terra, quando a cidade era uma pequena localidade, acompanhou seu crescimento e o seu desenvolvimento que resultou no patamar que hoje está. Acredito que todos nós colaboramos com essa evolução colocando nossos esforços pessoais, em todos os setores da sociedade, construindo um ambiente de qualidade de vida que nos permite ter condições de oferecer um local perfeito para vivermos com nossas famílias, sempre buscando com orgulho destacar o município no cenário mundial. Assim ficam nossos parabéns a Bento Gonçalves pelos 130 anos e desejando que continue nesse cenário de destaque que muito nos orgulha. Feliz aniversário”.