Dias após assumir como governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Viera Júnior já apresentou o novo secretário de Segurança do estado. Durante transmissão feita diretamente do Palácio Piratini no último domingo (03), o bento-gonçalvense Vanius Cesar Santarosa foi oficializado como novo titular da pasta. O delegado Heraldo Chaves Guerreiro será o secretário adjunto.
Após o anúncio, a equipe de reportagem entrevistou o novo secretário de Segurança Pública. Segundo ele, a ideia de ser da Brigada Militar surgiu ainda com o pai, que queria para seu filho uma vida fora da pequena plantação da família. Lá na propriedade da família, na região do Caminhos de Pedra, segundo o secretário, trabalhava-se o ano para sobreviver ao outro, estando a mercê de intempéries que poderiam afetar toda a produção da safra.
“Meu pai sempre dizia que não éramos ricos, então ele foi um grande estimulador para eu estudar e ser alguém na vida. (…) ele sempre estimulou a estudar, então eu fiz o primeiro e segundo grau na cidade, fiz concurso para ser policial militar, frequentei a academia de polícia militar por quatro anos. Após esses quatro anos fui classificado no 1º Batalhão da Polícia Militar, o batalhão mais antigo da Brigada. Ali eu fiquei oito anos” Contou.
Chegar na Brigada Militar já havia sido um marco na vida de Vanius, entretanto, ainda havia mais a ser conquistado. Segundo ele, existia ainda “o sonho de ser piloto. Surgiu a oportunidade dentro das brigada, de fazer a especialização em aviação. Fiz o concurso, uma vaga. Consegui êxito e ser classificado para fazer formação aeronáutica. Lá fiquei quase 15 anos.“
Em 2017 foi promovido a Tenente-Coronel, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO VS). Em 2019, passou ao posto de chefe de Operações da BM, quando foi responsável pelo planejamento de policiamento da Copa América, que naquele ano teve Porto Alegre como uma das sedes dos jogos. Concluiu em 2017 especialização em Políticas em Gestão de Segurança Pública (CEPGSP).
No último ano de 2021 Vanius foi convidado a assumir o Comando Geral da Brigada Militar. Posto mais alto dentro da polícia. Ele manteve-se na posição até fevereiro de 2022 quando completou 35 anos de serviço e assim se aposentou. O descanso durou praticamente dois meses. O atual governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior convidou o policial para ser o novo secretário de Segurança Pública do estado.
Diante do desafio na SSP, o policial definiu-se como um profissional “corajoso, com vontade e comprometido”. Ele afirmou que buscará dar sequência aos esforços de Ranolfo Vieira Júnior para manutenção dos números de crimes que estão em baixa e ainda buscará tentar reduzir aqueles que apresentam altas. “Aqui estou, com o peso de estar à frente de uma secretaria tão importante, que mexe com todos os 11 milhões de gaúchos, com o desafio de dar continuidade aos trabalhos que o delegado Ranolfo vinha chefiando, e melhorar se possível, os indicadores criminais ainda mais“.
Agora, frente a pasta, com 35 anos de experiência na Brigada Militar, resta uma questão a ser feita para o Coronel Santarosa. Por que nunca trabalhou como policial em Bento Gonçalves? A resposta surpreendeu pois estava ligada diretamente às suas origens na agricultura.
“por que que eu não optei por ir para Bento Gonçalves… Lá nos anos 80, começo de 90, era uma prática dos agricultores pequenos utilizarem os chamados tuc-tucs. São aqueles com chassi de jipe com motor de tobata, que carregava quase uma tonelada de uva das propriedades até a cidade. Mas determinado momento, a legislação de trânsito proibiu a circulação destes equipamentos agrícolas, digamos assim, então teria que ser o responsável pelo recolhimento destes veículos e causaria um estresse junto aos pequenos produtores, ao qual eu não quis. Então, eu optei por fazer carreira em Porto Alegre“.
Confira a entrevista com o secretário Vanius Cesar Santarosa!