Cidadãos cadastrados no Bolsa Família, em Caxias do Sul, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até o dia 30 de dezembro para realizar o acompanhamento de saúde obrigatório. A medida é voltada para crianças de 0 a 7 anos incompletos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos.
O monitoramento deve ser feito semestralmente e tem como objetivo garantir os cuidados de saúde do público-alvo, além de possibilitar o controle e acompanhamento das famílias atendidas pelo programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, os dados coletados durante o processo são enviados ao órgão. O não cumprimento dessa exigência pode levar ao bloqueio, suspensão ou até cancelamento do benefício.
De acordo com a responsável técnica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a nutricionista Cássia Oliveira, o município conta com 11.051 famílias beneficiárias, atualmente.
“O acompanhamento em saúde, além de ser obrigatório para garantir o benefício, é de extrema importância para a promoção da saúde e do bem-estar da família, especialmente de crianças e gestantes”, destaca.
Acompanhamento do Bolsa Família em Caxias do Sul
Na primeira vigência de 2025, entre janeiro e junho, Caxias do Sul registrou 24.371 beneficiários com perfil para acompanhamento. Desse total, 20.071 passaram pela avaliação, o que representa 82,4% de cobertura, número acima da média nacional, que foi de 81,4%.
Os beneficiários também precisam manter o cadastro atualizado no CadÚnico. A renovação deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver alteração de endereço. O atendimento ocorre na Fundação de Assistência Social (FAS) ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).