Nesta sexta-feira (23), o 4º Batalhão de Choque, com sede em Caxias do Sul, recebeu três novas viaturas semiblindadas para serem utilizadas pelo efetivo policial militar no enfrentamento à criminalidade na Serra Gaúcha.
As novas viaturas são pick-up Mitsubischi/L200 e foram adquiridas com recursos provenientes do Programa de Incentivo ao aparelhamento da Segurança Púbica (PISEG).
Com os mesmos recursos, para os próximos meses, serão recebidas pelo Batalhão mais 25 armas eletroeletrônicas de incapacitação neuromuscular; 25 submetralhadoras, Taurus, cal. 40; 10 lançadores de agentes químicos para controle de distúrbios, dentre outros equipamentos.
O 4º Batalhão de Choque explica que foi instituída no Estado do Rio Grande do Sul a Lei estadual nº 15.224, de 10 de setembro de 2018, e possibilita aos empresários e às empresas destinar parte do que devem em ICMS – até 5% mensalmente – para uma unidade da Brigada Militar para que sejam adquiridas armas de fogo, viaturas e equipamentos para serem utilizados pelos policiais militares para efetivar o embate à violência e à criminalidade.
Ainda, o Choque recebeu também um ônibus para transporte de tropa, oriundo de recursos orçamentários, para ações de controle de distúrbios civis, ações em casas prisionais, jogos de futebol, dentre outras atividades policiais de choque.