Polícia

Batalhão de Choque de Caxias do Sul recebe 26 novos soldados

Foto: BM
Foto: BM

Na tarde desta segunda-feira (13), o 4º Batalhão de Polícia de Choque (4ºBPChq) recebeu 26 novos policiais militares, a fim de integrar as fileiras da unidade, posterior de término do curso de formação policial militar e do estágio básico de operações de choque.

Com sede em Caxias do Sul, o 4ºBPChq iniciou suas atividades no mês de agosto de 2019 visando ao enfrentamento mais incisivo da criminalidade, cuja atuação ocorre, como regra, nos 66 municípios os quais compõem o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra, dando suporte aos batalhões sediados nas cidades de Caxias do Sul (12º BPM), Farroupilha (36º BPM), Bento Gonçalves (3º BPAT), Gramado (1º BPAT) e Vacaria (10º BPM).

Dentre as ações policiais militares realizadas pelo 4ºBPChq destacam-se:

– Efetivar ações de combate e repressão ao crime organizado ou em locais com altos índices de delitos violentos;
-Realizar ações de combate aos crimes de roubo/furto de veículos;
-Combater ocorrências de vulto, como crimes de roubo/furto a estabelecimentos bancários (modalidade novo cangaço e uso de explosivo), transportes de valor;
-Gerenciar ocorrências de sequestro e situações de crise;
-Agir em ocorrências de controle de distúrbios civis, visando à restauração da ordem pública;
-Intervir em conflitos relativos à posse e ao uso de terras e imóveis rurais e urbanos;
-Controlar rebeliões e realizar revistas em casas prisionais;
-Realizar o policiamento ostensivo/preventivo e repressivo em eventos grande porte de média ou alta complexidade/periculosidade;
-Efetivar a ocupação, a defesa e a retomada de pontos/locais sensíveis;
-Combater o tráfico ilícito de entorpecentes e de armas de fogo;
-Atuar em grandes eventos municipais, jogos de futebol, etc. (Festa da Uva, Rodeio de Vacaria, Natal Luz, Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio, Romaria de Ibiraiaras, Oktoberfest de Igrejinha, Festa do Vinho, etc..

Os novos policiais militares seguirão os valores cultuados/sustentados pelo 4º BPChq, em consonância com o que preconiza a Brigada Militar, os quais se pode enfatizar a disciplina, a hierarquia, a legalidade, a eficácia operacional, a atualização profissional, a valorização do efetivo, a capacitação continuada, a preservação da integridade tática, a moral, a honestidade e a iniciativa.