Caxias do Sul

Batalhão de Choque completa três anos de atuação na Serra Gaúcha

4ºBPChq completa três anos de criação, somando números expressivos de produtividade

Batalhão de Choque completa três anos de atuação na Serra Gaúcha
(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)

No dia 15 de julho de 2019, por meio do Decreto nº 54.697, foi criado o 4º Batalhão de Polícia de Choque (4ºBPChq), com sede em Caxias do Sul, cidade essa que foi escolhida por ser considerada a segunda maior do Rio Grande do Sul, e, também, devido ao grande índice de criminalidade nos últimos anos.

Nesta sexta-feira (15), o 4ºBPChq completa três anos de criação, somando números expressivos de produtividade. São mais de 590 pessoas presas, 433 armas de fogo, 11.765 munições, 929.181kg de entorpecentes, 208 veículos apreendidos/recuperados, e atingiu a marca de R$ 1.189.301 em espécie recuperados.

Para Major Diego Soccol, Comandante do 4º BPChq, a produtividade do Batalhão é considerada expressiva: “São números extremamente positivos. Nossa região é um corredor de armas e drogas, sem contar que toda a região da Serra tem quase dez casas prisionais, e isso tudo movimenta o crime. Por isso, trabalhamos muito de forma integrada com as inteligências”.

Para atender os 66 municípios da Serra Gaúcha, são mais de 150 choqueanos capacitados para atuar em demandas de combates contra homicídios, latrocínios, roubo a comércios, roubo de veículos e roubo a estabelecimentos bancários, entre outros. O objetivo do Choque é fazer frente a situações de combate à criminalidade de forma intensa, voltando a citar roubo a banco, ações criminosas de facções, apreensão de armas e drogas, manifestações, enfim, dar suporte em logística e recursos humanos aos batalhões.

Nestes três anos do 4º Batalhão de Polícia de Choque, Soccol define que o Batalhão deu certo: “Caxias do Sul, e toda a Serra Gaúcha, ganhou muito com o Batalhão de Choque. Hoje, talvez, Caxias não teria esses 150 policiais, se fosse somente o 12º Batalhão da Polícia Militar. É uma força com muito recurso humano e logístico, recebendo viaturas e armamentos novos. Enfim, é uma tropa, por vezes bastante jovem, mas muito aguerrida. A cidade ganhou uma excelência de Batalhão”.

Com um concurso em andamento, até o final deste ano de 2022, o 4ºBPChq pretende aumentar sua tropa, reforçando ainda mais a segurança de Caxias do Sul e de toda a Serra Gaúcha.

Em comemoração ao aniversário, há uma exposição de materiais da unidade no Shopping Villagio Caxias, visite.

Confira a reportagem em vídeo

*Fotos: Batalhão de Choque