Policiais do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) – 3º Grupo de Policiamento Ambiental (GPA) de Bento Gonçalves, flagrou homens utilizando uma máquina escavadeira e um trator de esteira para a destruição de vegetação nativa, no município de União da Serra. O fato aconteceu na Linha Pulador, zona rural, ao lado de uma pedreira, em ação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica na região.
Através de denúncia de que uma área estava sendo desmatada, foi utilizado mapeamento do satélite Google Earth para confirmar que havia a supressão da vegetação no ponto indicado. A guarnição se deslocou até o endereço e flagrou o maquinário em operação. Então, foram abordados e identificados os operados das máquinas que informaram não possuir licença ou autorização ambiental para o serviço.
Um dos abordados confessou ser responsável pela área. A pedido do Ministério Público (MP/RS), o maquinário foi apreendido, bem como uma caminhonete Toyota Hilux, que estava no local. De acordo com o 3º BABM, ficou contatado o desmatamento de Floresta Ombrófila Mista, pertencente ao bioma Mata Atlântica, em estágio inicial, médio e avançado de regeneração.
O proprietário da área recebeu a voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o outro homem (testemunha), à Delegacia de Polícia Civil (DP), de Guaporé, para o registro do crime contra a flora. Ele responderá por crime ambiental conforme artigo 38 A, da Lei 9.605/98, com pena de detenção de 1 a 3 anos, e/ou multa.