A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) autorizou nesta semana o uso da Base Aérea de Canoas para pousos e decolagens de voos fretados envolvendo equipes de futebol em competições sul-americanas. O pedido partiu da dupla Gre-Nal junto ao governo federal. Enquanto o Grêmio disputa a Libertadores da América, o Internacional está na Sul-Americana.
Para fazer uso da estrutura as equipes deverão comunicar a intenção do pouso ou decolagem no local com, no mínimo, 48 horas de antecedência. O prazo é necessário para a mobilização das estruturas da Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A Base Aérea de Canoas está recebendo voos comerciais desde o dia 27 de maio, pois o Aeroporto Salgado Filho está fechado por tempo indeterminado em decorrência das enchentes que assolaram parte do Estado. O local é um dos nove aeródromos escolhidos pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para absorver parte dos voos que operavam no principal aeroporto do estado.