Comportamento

Barragem do Burati em Farroupilha já opera em chamado volume morto

Barragem do Burati em Farroupilha já opera em chamado volume morto

A estiagem que atinge o estado do Rio Grande do Sul, já causa grandes reflexos em Farroupilha. A barragem do Burati, que abastece boa parte da cidade, já tem operado no chamado volume morto. Conforme o gerente da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), Elton Luiz Ernzen, o volume morto da barragem é de quatro metros, um deles já foi usado.

Ernzen explicou que a Corsan realiza um monitoramento semanal na barragem e os dados tem apontado uma baixa de quatro a cinco centímetros por dia no local. Com isso, se não chover uma quantidade razoável nos próximos dias, não há a garantia de que não haverá racionamento de água.

A ideia é evitar a medida por conta da pandemia de Covid-19, já que a água é um bem essencial. Por isso, o gerente pede que a população tenha prudência na hora do uso da água.

“Precisamos que a comunidade tenha consciência do que estamos passando. Pedimos que todos economizem a água que temos. É necessário evitar a lavagem de calçadas, carros, fachadas e prédios neste momento. Se todo mundo economizar, não vamos precisar racionar”, disse.

Para a próxima semana está prevista uma nova vistoria no local e novas medidas podem ser divulgadas.