Eleições

Bandeiras, camisetas e carro de som: o que pode e o que não pode no dia das eleições

Bandeiras, camisetas e carro de som: o que pode e o que não pode no dia das eleições
Foto: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL / CP


Os eleitores de todo o país irão às urnas neste domingo (2) para escolher os nomes que ocuparão a Presidência da República, os governos dos estados e as cadeiras de senador, deputado federal, distrital e estadual.

Neste dia, de acordo com o Código Eleitoral, os eleitores e os candidatos precisam respeitar algumas regras nos locais de votação, nas redes sociais e nas ruas. Manifestações individuais e silenciosas por algum partido político, coligação ou candidato são permitidas. Por exemplo, o uso de bandeiras, broches, bonés, adesivos e camisetas é considerado legal pela Justiça Eleitoral.

Outras manifestações, principalmente com aglomeração de pessoas com camisetas padronizadas, por exemplo, não são permitidas até o fim da votação, assim como o uso de alto-falantes e amplificadores de som, carreatas, comícios e divulgação de qualquer material de eleição.

Os candidatos e eleitores também não podem publicar nas redes sociais qualquer novo conteúdo de campanha. Também é proibido impulsionar qualquer conteúdo de campanha na internet. Condutas como compra de votos e boca de urna são enquadradas como crimes eleitorais. Quem descumprir as regras receber multa e até ser preso.

*Fonte Correio do Povo

Confira ainda no Portal Leouve

Urnas eletrônicas são entregues nos locais de votação em Caxias do Sul

Na manhã deste sábado (1), as urnas eletrônicas foram carregadas em vans e micro-ônibus para serem entregues nos pontos de votação de Caxias do Sul. Os 1.094 equipamentos foram divididos em 27 roteiros, para contemplar 162 locais.

Nesta manhã, para que esta logística seja feita da melhor forma o trânsito na quadra do Cartório Eleitoral, está com bloqueios parciais. O Cartório fica na área central, na Rua Garibaldi entre as ruas Bento e Pinheiro Machado. No domingo, haverá bloqueio total da Garibaldi, no trecho entre as ruas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, no horário das 6h às 22h. Servidores da Fiscalização de Trânsito estarão no local para auxiliar a comunidade.

Devido aos bloqueios, os ônibus das linhas do transporte coletivo que trafegam pela Rua Garibaldi terão os itinerários alterados para trechos da Rua Dr. Montaury. Na segunda-feira (03), o trânsito retorna à normalidade nos trechos citados. A Prefeitura de Caxias do Sul publicou decreto estabelecendo a condição de passe livre junto ao transporte coletivo público urbano no domingo (02). (Reportagem completa no link acima)