Comportamento

Bandeira vermelha: Serra não melhora índices e se mantém em risco alto no Modelo de Distanciamento Controlado

Pela segunda semana consecutiva a Serra foi classificada em bandeira vermelha.

Bandeira vermelha: Serra não melhora índices e se mantém em risco alto no Modelo de Distanciamento Controlado

Na tarde desta segunda-feira (20), após anúncio realizado por transmissão virtual, o governador do Estado, Eduardo Leite, confirmou novamente o enquadramento da Serra Gaúcha na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado. Com isso, os serviços e comércios não essenciais deverão seguir respeitando as normativas dos decretos municipais e estaduais, com restrição significativa ao público para esta décima primeira rodada.

Na última sexta-feira (17), em anúncio preliminar, o Governo do Estado enquadrava a Serra Gaúcha na bandeira vermelha. Apesar da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) apresentar recurso, novamente a reversão da categorização não foi possível.

Leia também
Amesne afirma que entrará com recurso na tentativa de colocar a Serra Gaúcha em bandeira laranja

Mapa preliminar mantém Serra na bandeira vermelha na 11ª rodada do distanciamento controlado

Dentre os indicadores, o aumento das internações, a velocidade no avanço da pandemia e o número de UTIs disponíveis foram fundamentais para a decisão. A macrorregião da Serra deverá seguir as normativas da bandeira vermelha até, ao menos, a próxima sexta-feira (24), onde haverá novamente o anúncio da classificação das regiões. De acordo com a nova regra, a macrorregião poderá recorrer da decisão, caso se mantiver na bandeira vermelha na próxima sexta-feira.

Imagem: Divulgação