Caxias do Sul

Bandeira vermelha determina lotação máxima de 50% no transporte urbano de Caxias

Lotação máxima de 50% do total da capacidade do ônibus

Foto: Fiscalização de Trânsito
Foto: Fiscalização de Trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informou que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação tem o objetivo de reduzir o excesso dos passageiros dentro dos ônibus da Visate.

Entretanto, em virtude do município ter migrado para a bandeira vermelha no Distanciamento Controlado do Governo Estadual, adotou-se a determinação da lotação máxima de 50% do total da capacidade do ônibus, que compreende tanto os usuários sentados como o número de passageiros em pé. A ação fiscalizatória ocorre nos horários de pico, no início da manhã e no final da tarde, com o objetivo de evitar o contágio por coronavírus.

Em razão da mudança do cálculo, a SMTTM esclarece que não vale mais o limite de 10 pessoas em pé nos ônibus com dois eixos (simples) e de 15 pessoas em pé nos ônibus articulados. Agora o limite de usuários nos ônibus mudará de veículo para veículo. Por exemplo, o ônibus nº 810 é um veículo articulado com capacidade para 61 pessoas sentadas e 91 pessoas em pé. No total, portanto, o ônibus transporta até 152 passageiros.

Como o limite estabelecido é de 50% da capacidade, ele só poderá transportar um total de 76 pessoas. Já o ônibus nº 239 carrega 34 usuários sentados e 23 em pé, totalizando 57 pessoas. No novo cálculo, o máximo permitido é de 28 pessoas no veículo.

Apesar da mudança no cálculo, o procedimento fiscalizatório segue da mesma forma. Nos casos em que as equipes da Fiscalização de Trânsito flagram excessos de usuários, a concessionária é alertada para que providencie mais assentos na linha, seja através do acréscimo de veículos na linha ou então pela substituição dos ônibus simples por ônibus articulados. A SMTTM salienta que os usuários que estiverem em excesso nos veículos não são obrigados a desembarcarem dos mesmos.

Na segunda-feira (15), os servidores da SMTTM fiscalizaram 20 linhas. Como houve a mudança no cálculo, nove trajetos somaram acréscimo de usuários: L57 – Serrano (61 pessoas), L02 – Salgado Filho / Ana Rech (52 pessoas), L29 – Iracema (39 pessoas), L84 – Parque Oásis (24 pessoas), L53 – Centenário (17 pessoas), L34 – Belo Horizonte (15 pessoas), L33 – Castelo (13 pessoas), L45 – Pedancino (06 pessoas) e L40 – Jardim das Hortênsias (05 pessoas). No total, os fiscais contabilizaram 4.081 usuários nos veículos. O total de pessoas em excesso foi de 232, número que representa 5,68% do total transportado.

De acordo com o gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM, Evandro Rech, a expectativa é que haja redução no número de usuários no Transporte Coletivo Urbano, tornando o modal mais seguro para os usuários, em que se pese o cumprimento de determinações sanitárias.

“Encontrando pessoas em excesso, continuaremos propondo um conjunto de ações corretivas junto à concessionária com a finalidade de proporcionar mais comodidade e segurança aos usuários. Contamos com as denúncias que chegam através dos usuários, pois são eles quem frequentam diariamente os ônibus. Caso vejam irregularidades, eles podem nos contactar”, alerta Rech. Ele adianta que já houveram denúncias nos últimos dias, sobre excesso de passageiros fora dos horários de pico, e salienta que a Fiscalização de Trânsito irá intensificar as vistorias também nestes horários.

Denúncias podem ser enviadas para a SMTTM através do telefone (54) 3290.3900. As fiscalizações irão permanecer por tempo indeterminado.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na segunda-feira:

L02 – Salgado Filho / Ana Rech
L05 – Século XX
L15 – São José
L16 – Santa Fé
L20 – Fátima
L27 – Vila Ipê
L29 – Iracema
L33 – Castelo
L34 – Belo Horizonte
L38 – Diamantino
L40 – Jardim das Hortênsias
L45 – Pedancino
L53 – Centenário
L57 – Serrano
L60 – Canyon
L71 – Coletora Norte
L75 – Vila Maestra
L84 – Parque Oásis
L93 – Colina do Sol
L100 – Pioneiro