Imagem: Arquivo Banda Marcial Municipal de Bento Gonçalves
Imagem: Arquivo Banda Marcial Municipal de Bento Gonçalves

A Banda Marcial de Bento Gonçalves está sendo reativada e, em breve, iniciará suas atividades. Na segunda-feira, 25, o Secretário de Cultura Evandro Soares e o regente Alison Seben assinaram o contrato de prestação de serviço para que atividade possa ser retomada já no mês de maio.

Os ensaios da Banda Marcial estão previstos para acontecer duas vezes por semana: às sextas-feiras à noite e sábados à tarde. Para participar do grupo, os futuros integrantes devem ter idade a partir de 12 anos e não é necessário ter experiência em música. Os interessados em participar da Banda Marcial devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Entre as atividades que serão desenvolvidas junto a Banda Marcial, estão aulas de teoria musical, solfejo rítmico e melódico, aulas de percussão e de instrumentos de sopro. Um dos destaques é a formação do mor (figura-líder da banda em marcha), que trabalha marcialidade de corpo coreográfico, pelotão de bandeiras e balizas, entre outras atividades.

O músico regente, Alison Seben, destaca que é uma honra ser o regente da Banda Marcial. “Estou muito entusiasmado e empolgado. Temos  instrumentos, espaço para ensaiar e quero proporcionar para a comunidade, junto aos alunos da Banda Marcial, um som de qualidade e de alegria”, comenta.

Banda Marcial
Uma Banda Marcial é um grupo de músicos de instrumentais, que geralmente apresentam-se ao ar livre e incorporam movimentos corporais – geralmente algum tipo de marcha – à sua apresentação musical. Esses grupos geralmente utilizam duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão. Sua música geralmente tem ritmo forte, adequado à marcha.

Imagem: Jose Martim Estefanon