Carlos Barbosa

Banco de Sangue realiza campanha de doação de sangue e plasma convalescente, em Carlos Barbosa

Primeira campanha acontecerá na terça-feira (1º), das 9h às 16h, no Salão Paroquial

Banco de Sangue realiza campanha de doação de sangue e plasma convalescente, em Carlos Barbosa

Os municípios estão retomando, progressivamente, as cirurgias eletivas porém, o Banco de Sangue de Caxias do Sul, registrou nos últimos dias, uma queda de 90% nos estoques de sangue, considerando o mínimo necessário para realizar um atendimento seguro aos pacientes.

Diante deste cenário, o Banco de Sangue em parceria com a Associação Comércio e Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI), está organizando uma campanha de doação de sangue e plasma convalescente para os moradores do município onde, a Administração Municipal de Carlos Barbosa também está auxiliando na divulgação.

A ação está sendo promovida pela ACI, Paróquia Mãe de Deus, que se disponibilizou a ceder o espaço de forma gratuita para esta primeira campanha e pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa que será responsável pelo acompanhamento dos doadores. Lembrando que, esta é uma campanha da ACI Social, criada para aproximar a associação às entidades sociais do município e região.

Mais de 50% das vagas já foram preenchidas e quando for completada a lista das 90 vagas disponíveis, será feita uma lista de espera. Também será definida, de acordo com o número de interessados, a frequência que a campanha ocorrerá.

Lembrando que, tanto o Banco de Sangue como o Hemocentro de Caxias do Sul, estão precisando muito das doações e é importante que haja uma frequência de doadores disponíveis.

Todos que desejarem ser doadores de sangue, devem:

– Estar bem de saúde;
– Pesar mais de 50Kg;
– Dormir, ao menos, seis horas na noite anterior à doação;
– Não estar em jejum;
– Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
– Não ingerir bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem a doação
– Não fumar, ao menos, duas horas antes da doação;
– Tatuagem e micropigmentação impedem a doação de sangue por 12 meses.

Impedimentos temporários
– Gravidez, pós-parto normal (90 dias), pós-cesariana (180 dias), gripe, febre, comportamentos de risco e uso de alguns medicamentos.

Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como: Hepatites B e C, Aids (HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária.

Para evitar aglomerações e agilizar o atendimento do voluntário, as doações devem ser agendadas pelos telefones (54) 3027-8600, (54) 99172-7465, todos possuem WhatsApp.